fbpx

Danos por fungos são problemáticos pois podem causar prejuízos imensos para os fotógrafos. Dependendo do seu estágio de evolução, podem fazer o equipamento precisar de uma limpeza especializada. 

Para quem não tem outras opções de equipamento para usar, cenário comum para a maioria dos fotógrafos iniciantes, isso pode significar uma pausa nos trabalhos. E nos casos mais graves, o equipamento pode até ficar inutilizável.

Danos por fungos - Vivitar 70-150

Os fungos criam uma trilha na lente por causa do ácido que produzem. Foto por heffenoche / Flickr.

Com câmeras e lentes ficando cada vez mais caras, perder algo por conta dos fungos significa ter que fazer um novo investimento que pode estar além do seu alcance.

Como fazer então para proteger sua câmera de danos por fungos?

Cuide do seu ambiente

 

Fungos são organismos que se proliferam em ambientes úmidos, então se você mora em um local com essa característica, é bom tomar alguns cuidados. 

Um sinal de perigo é encontrar mofo no cômodo onde seu equipamento é guardado. Uma das soluções mais imediatas é abrir portas e janelas e deixar a luz do sol entrar no ambiente, e eliminar o mofo restante com produtos de limpeza adequados. 

Além disso, guardar o equipamento em uma caixa livre de umidade (Dry Box) vai te ajudar a se livrar dos vírus e manter seu equipamento seguro por mais tempo. 

Danos por fungos - drybox

Uma das maneiras mais baratas e seguras de guardar o seu equipamento é usando uma caixa transparente, com um antimofo para eliminar a umidade. Foto por Erwin Sanjaya / Flickr.

Limpe o seu equipamento com frequência

 

Os diversos modelos de bolsas existentes no mercado servem para o mesmo propósito: te ajudar a levar o seu equipamento de casa até o local onde você irá fotografar. 

Com isso em mente, muitas pessoas cometem o erro de manter o equipamento na bolsa, achando que ele está protegido nela. Mas a realidade é bem diferente…

Primeiro, porque ao levar a bolsa para diversos locais, ela acumula poeira e outros detritos que passam imperceptíveis pelo nosso olhar. Segundo, manter a câmera dentro da bolsa pode criar um ambiente abafado, que vai criar umidade e se tornar propício para o desenvolvimento de fungos. 

Danos por fungos - bolsa de transporte

As bolsas são ideais para transportar seu equipamento, mas inadequadas para armazená-los. Foto por Toshihiro Gamo / Flickr.

Ao final de cada trabalho, limpe câmeras e lentes mesmo que externamente para tirar a maior parte dos detritos, e periodicamente, 1 ou 2 vezes no ano, leve para uma assistência especializada para uma limpeza completa e ter o seu equipamento funcionando plenamente.

 

Se restou alguma dúvida, use a seção de comentários aqui do blog e vamos conversar!

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply