Lidar com clientes na fotografia é algo comum. Afinal, trabalhar com fotografia exige lidar com pessoas todos os dias. E mesmo que o seu foco seja trabalhar com empresas, ainda assim vai conversar com um representante que é pessoa física.
Por isso que existe uma famosa frase no mundo do marketing e das vendas que diz “CPF compra de CPF”. Ou seja, pessoas compram de pessoas e quando elas confiam no seu trabalho e entendem a sua proposta, tudo fica mais favorável para que a venda seja fechada.
Negociar pode ser desafiador no começo, mas quando você domina o seu produto / serviço e seu discurso de vendas, superar objeções fica muito mais fácil. Por isso, trago hoje 3 dicas para você valorizar o seu trabalho e encantar o seu cliente.
LIDANDO COM A PECHINCHA
A arte da pechincha é algo que aprendemos desde cedo. E por isso, como clientes, a tendência é sempre buscar extrair algo a mais, resultando assim nos tradicionais pedidos por desconto. Pode parecer lógico oferecer um desconto para conquistar o cliente que te procura para não perder a venda. Mas a longo prazo, essa prática vai retrair a capacidade de expansão do seu negócio.
Isso acontece pois o cliente vai esperar condições similares em futuros trabalhos, e vai contar pra sua rede de contatos sobre o desconto que recebeu. Isso pode ser prejudicial ao te dar a fama de “fotógrafo barato”, e mesmo com um trabalho bonito e competitivo, as pessoas não darão o devido valor.
FLEXIBILIDADE EM CADA TRABALHO
O fotógrafo é o profissional que detém o conhecimento técnico necessário para fazer excelentes fotos nas mais variadas situações. E o cliente é aquele que detém o conhecimento sobre si mesmo. Entender as necessidades do cliente te ajuda a escolher a temática do ensaio, o local, o figurino e até os acessórios que serão usados para garantir resultados encantadores. Mas os clientes podem ter ideias durante o processo que eles querem testar.
Se você for defensivo demais, pode frustrar o cliente e acabar com o clima do momento. Ao ouvir as ideias e experimentar aquelas que se adequam ao seu domínio profissional, você demonstra confiança nas suas habilidades e empatia pelo cliente. Por consequência, o deixa mais aberto a acatar suas sugestões ao decorrer do trabalho. Além disso, ao fazer as fotos que eles gostariam de receber, eles ficarão felizes em mostrar o seu trabalho para outras pessoas, incluindo as fotos que você realmente quis criar.
PRAZO DE ENTREGA
O fluxo de trabalho entre fotógrafos varia de acordo com sua área de atuação e outras particularidades. Mas você deve ser sempre honesto com seu cliente sobre o seu prazo de entrega. Explique para ele que você precisa deste prazo para selecionar as imagens e editá-las. No caso de você disponibilizar material impresso, mostre que precisa do tempo para confeccionar o material com o seu fornecedor.
Os clientes podem se basear em prazos que amigos tiveram com outros profissionais, mas você deve ser firme. Afinal, qualidade demanda tempo e a expectativa do cliente deve ser considerada, mas não pode atropelar a sua rotina de trabalho.
Seja respeitoso, tire todas as dúvidas do cliente e mantenha-se firme em seu posicionamento. Além disso, entenda que nem todos os clientes vão te contratar. Porém, quem te contrata compra exatamente o que você vale, e seu trabalho merece ser remunerado de maneira justa.
Qual dessas habilidades você precisa incorporar com mais urgência ao seu trabalho? E se restaram dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.
E se você quer aprender mais sobre como lidar com clientes, além de outras temáticas a respeito da carreira como fotógrafo profissional? Toda segunda-feira, apresento aulas ao vivo no meu canal do Youtube sobre o mundo da fotografia publicitária. Se você não assistiu a primeira delas, não se preocupe, basta conferir aqui:
Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!