fbpx

Começar na fotografia pode parecer fácil, mas não é! Existem vários assuntos para estudar e é fácil se perder no meio de tanta coisa. Muitos preferem até mesmo ignorar tudo isso e simplesmente começam a fotografar de qualquer maneira, o que geralmente acaba em insatisfação com a profissão e até a desistência por parte do fotógrafo.

erros na fotografia - mulher fotografando acompanhada de um instrutor

Erros na fotografia são comuns, e podem desmotivar quem está começando. Foto por Matheus Bertelli / Pexels.

Uma coisa que sempre costumo comentar sobre a fotografia é que se eu tivesse alguém para me aconselhar quando eu comecei, eu teria menos problemas no caminho e teria evoluído mais rápido. Sim, errar faz a gente aprender um bocado, mas tem certos erros que você olha e diz “esse eu poderia ter evitado”.

Então, hoje decidi vir aqui para falar sobre 4 erros na fotografia que você deve evitar.

Erro 1 – Usar o modo automático o tempo todo

 

Pode parecer mais fácil usar o modo automático da câmera e deixar que ela decida quais configurações usar para cada foto, porém isso faz com que suas fotos não fiquem tão incríveis como elas podem ser.

erros na fotografia - modos automáticos

O modo automático te deixa dependente de como a câmera julga a cena. Por isso, nem sempre ela vai fazer a foto do jeito que você quer. Foto por Marc Mueller / Pexels.

A minha dica é que você estude e aprenda exatamente para que servem os ajustes de velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO, para dessa forma conseguir realizar esses ajustes sempre que for fotografar. Assim, você será capaz de criar imagens com o máximo de qualidade possível em cada sessão de fotos, até com um equipamento mais básico.

Erro 2 – Não fotografar em RAW

 

Para entusiastas e pessoas que só querem registros ocasionais, fotografar em JPEG é mais prático pois, além do arquivo final ser mais leve, a câmera aplica um processamento de imagem que gera um resultado “mais vivo”, principalmente ao usar os modos de cores presentes no equipamento.

Porém, o mais indicado é que você, como profissional, faça as suas imagens no arquivo RAW, principalmente se você quer editar essas fotos. Isso porque, como o próprio nome diz, o arquivo RAW oferece fotos “cruas”, sem qualquer processamento.

erros na fotografia - jpeg vs raw

Fotografar em RAW te dá a liberdade de trabalhar melhor as imagens na pós-produção. Foto por Andrea Piacquadio / Pexels.

Dessa maneira, o arquivo consegue armazenar muito mais informação de cor e luz, permitindo que você recupere áreas muito claras ou escuras de uma imagem, por exemplo, ou até mesmo mude completamente as cores da foto.

Não saber fotografar em RAW pode te gerar muita dor de cabeça, como fotos que nem a pós-produção é capaz de recuperar. Então, é fundamental dominar os prós e contras do formato para não ficar dependente apenas de fotografar em condições ideais e engessar seu fluxo de trabalho.

Erro 3 – Não prestar atenção na composição da imagem

 

Uma foto mal composta feita com a melhor câmera do mundo ainda parecerá uma foto ruim. A maneira como você compõe a sua imagem vai revelar não apenas muito de você como artista, mas encantar as pessoas com a sua maneira de ver o mundo. Aprenda mais sobre as regras de composição, como a regra dos terços. E com mais repertório, varie entre fotografar no mesmo nível do seu sujeito fotográfico e explorar outras perspectivas.

Outro dos erros comuns na fotografia é se importar apenas com o assunto principal da foto, como um produto ou alguma pessoa, por exemplo, e não se importar muito com o ambiente no qual ela está inserida. É muito importante que o fundo (ou background) seja considerado, pois ele pode mudar completamente o sentimento que a foto passa, então faça com que ele esteja em harmonia com o assunto principal da foto.

Erro 4 – a fotografia como negócio

 

Por fim, esse é o aspecto que mais traz dúvidas aos fotógrafos iniciantes que querem seguir na profissão de fotógrafo. Afinal, apenas ter uma câmera não é o suficiente para conseguir clientes, mas todo o seu posicionamento como empresa, oferta de serviços e entrega.

Cada pessoa que te procura tem uma expectativa, e ela espera que você a cumpra quando te contrata. Por isso, escolha um nicho, entenda as principais necessidades dos seus clientes, transmita segurança e crie uma relação de confiança com cada pessoa. Busque embasar seu negócio legalmente e tenha um contrato para cada serviço, principalmente a trabalhar com empresas, pois assim ambas as partes sabem suas obrigações e direitos.

E se depois de conferir todos esses erros, você quer transformar suas fotos e ter uma carreira de sucesso na fotografia, deixo aqui uma sugestão. Confira o Treinamento do Fotógrafo Profissional, um treinamento gratuito que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2021!

 

Se restou alguma dúvida, use a seção de comentários aqui do blog e vamos conversar!

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

 

Leave a Reply