fbpx

Cuidar do seu equipamento é essencial, pois câmeras e lentes podem ser bastante frágeis. Por conta disso, é importante aprender a protegê-los para evitar problemas e garantir que eles continuarão funcionando por muitos anos.

Proteger a sua câmera é importante para manter o aparelho funcionando da maneira correta e preservar sua vida útil, evitando que ela quebre antes do tempo e te dê uma despesa imprevista. Negligenciar este cuidado pode te deixar na mão durante um trabalho. Afinal, apesar de ser difícil de acontecer, câmeras e lentes mal conservadas podem falhar durante o uso, e você não quer ter essa dor de cabeça não é mesmo?

Câmeras e lentes são equipamentos caros e geralmente bem resistentes, mas se não são bem cuidados sofrem com alguns problemas como os fungos. Eles geram problemas pois se instalam no sensor da câmera ou nos elementos do vidro das lentes e causam danos. Por isso, você deve tomar medidas para preservar seu equipamento e evitar um prejuízo desnecessário.

Durante os trabalhos

 

Ao sair com sua câmera para trabalhar, o primeiro cuidado é protegê-la de situações externas, principalmente se você fotografa em condições adversas. Câmeras profissionais costumam ser seladas ao clima, o que as protege contra poeiras e confere uma pequena resistência em relação a água. Mas para garantir, proteja seu equipamento de água, lama, e detritos que podem ocasionar danos graves, e ao fotografar na praia, faça a limpeza de tudo assim que voltar para casa para evitar oxidação dos componentes.

Preste atenção ao trocar lentes durante um trabalho, para evitar que partículas de poeira entrem no sensor e possam sujar o mesmo e danificá-lo a longo prazo. Cuidado maior para câmeras mirrorless em eventos com luzes a base de laser, pois se elas “baterem” no sensor, é dano permanente na certa. A atenção aos detalhes é essencial para cuidar do seu equipamento da maneira certa.

Como cuidar do seu equipamento - troca de lentes

Alguns trabalhos exigem que você use duas ou mais lentes, por isso tenha cuidado ao trocá-las para que nenhum detrito entre no sensor. Foto por Denisse Leon / Unsplash.

Limpeza do equipamento

 

Limpe seu equipamento periodicamente: é importante que você tenha o costume de limpar o seu equipamento a cada alguns meses para evitar a proliferação de fungos, retirar poeira e outros elementos prejudiciais que podem estar no corpo da câmera e lentes.

Como cuidar do seu equipamento - kit de limpeza

Os kits de limpeza são versáteis e garantem uma limpeza eficiente. Foto por Sabri Tuzcu / Unsplash.

Essa limpeza pode ser realizada com kits que são facilmente encontrados na internet. Eles são compostos geralmente por um soprador de poeira, um pincel de cerdas macias e um pano de micro fibra. Kits mais completos podem trazer ainda papel para limpeza, cotonetes e um líquido especial adequado para cuidar do seu equipamento.

Transporte e acessórios

 

Transportar seus equipamentos em uma mochila comum pode te causar uma grande dor de cabeça, já que as câmeras e lentes ficarão soltas e balançando de um lado para o outro, o que pode resultar em arranhões ou até problemas maiores. Por isso, certifique-se de que seu equipamento cabe dentro da bolsa de transporte sem folga, já que os danos ocorrem devido à colisão de duas ou mais peças dentro da bolsa. Ou seja, não deixe espaço para que as peças chacoalhem lá dentro.

Uma boa solução para este aspecto é investir em uma boa mochila ou bolsa fotográfica, que tenha almofadas internas e divisórias para organizar os seus equipamentos de maneira adequada. Quanto a seus outros acessórios, eles devem sempre atender perfeitamente aos requisitos do seu equipamento. Os dois exemplos perfeitos disso são o tripé e a alça da câmera. Seu tripé deve suportar sua câmera e lente com facilidade, enquanto a alça deve ser resistente.

Como cuidar do seu equipamento - bolsa fotográfica

Uma bolsa adequada garante segurança no transporte e evita que seus equipamentos batam um no outro. Foto por Robin Mcskelly / Unsplash.

Armazenamento

 

Para evitar fungos e outros problemas em seus equipamentos, é essencial que você os use constantemente. Mesmo sem nada planejado, fotografe com eles, pois assim você une o útil ao agradável e treina a sua criatividade.

Considere as seguintes opções para armazenar sua câmera e lentes:

Guarde seu equipamento em uma caixa livre de umidade: caixas de armazenamento com potes de sílica em gel / antimofo são opções versáteis usadas por diversos profissionais. Coloque a caixa em algum local bem arejado, onde não haja o risco de derrubá-la, para manter seu equipamento protegido.

Como cuidar do seu equipamento - caixa transparente

Existem, diversos tutoriais na internet ensinando a criar uma “Dry Box”, a caixa livre de umidade para guardar seu equipamento. Foto por James Woo / Pinterest.

Mantenha seu equipamento em uma sala com ar condicionado: essa é uma dica válida pois o ar condicionado além de manter a temperatura do ambiente controla também a umidade. Mas você deve ter cuidado, pois se a temperatura estiver fria e você mora em um lugar quente, ao tirar o equipamento da sala sem esperar um tempo pode-se formar gotículas de água por conta da condensação que podem afetar suas lentes e câmeras a longo prazo. Cuidar do seu equipamento também requer um pouco de paciência.

Compre um desumidificador: apesar de não ser um aparelho tão popular quanto um ar condicionado, ele pode ser uma solução interessante para manter suas lentes e câmeras longe da umidade, afinal, ele tem como função “sugar” a água do ar. Ligar ele por algumas horas do dia em uma sala pequena já é o suficiente para manter tudo em condições ideais.

 

Gostou do post? Então continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply