fbpx

Se você é um entusiasta da fotografia ou alguém que quer se profissionalizar como fotógrafo, já pesquisou a respeito das câmeras disponíveis no mercado e acabou notando um debate bem famoso: DSLR vs Mirrorless

De um lado, as robustas e tradicionais DSLR. Do outro, as leves e modernas Mirrorless. Se estes termos ainda te confundem e você não sabe qual deve escolher, não se preocupe, pois no artigo de hoje vou te ajudar na sua decisão de compra. 

O que são câmeras DSLR

 

A sigla DSLR significa Digital Single Lens Reflex, que diz respeito ao conjunto de espelho e prisma que reflete a imagem no visor óptico. Quando você aponta para algo com a sua câmera DSLR, o espelho que cobre o sensor reflete a imagem no prisma localizado no topo da câmera, que por sua vez reflete essa imagem para o visor que você usa para enquadrar a imagem. Ou seja, a imagem vista no visor é a mesma que o sensor captura quando você aperta o botão de disparo. 

A explicação teórica pareceu confusa para você? Então observe com atenção a imagem abaixo:

DSLR vs Mirroless - diagrama de uma DSLR

Diagrama de funcionamento de uma câmera DSLR.

Com o passar dos anos, as câmeras DSLR evoluíram e trouxeram grandes avanços em seus recursos. Assim, se tornaram uma ferramenta valiosa para fotógrafos profissionais de todo o mundo. Dentre as suas principais vantagens, podemos citar:

  • Uma ótima pegada para o manuseio do equipamento;
  • Excelente qualidade de imagem;
  • Grande autonomia de bateria.

O que são câmeras Mirrorless

 

O termo mirrorless é originário da língua inglesa e quer dizer “sem espelho”. É por isso que este tipo de câmera recebe este nome, pois diferente das câmeras DSLR e seu conjunto de espelho e prisma, as mirrorless capturam as imagens diretamente pelo sensor

DSLR vs Mirroless - diagrama de uma Mirroless

Diagrama de funcionamento de uma câmera Mirrorless.

Por não possuir o espelho, seu visor também é diferente, sendo eletrônico ao invés de ótico. Enquanto o visor ótico mostra a imagem sem alterações, o visor eletrônico é capaz de mostrar para o fotógrafo as mudanças aplicadas na imagem na hora da captura, como alterações de exposição, balanço de branco e cores. 

Atualmente as fabricantes de câmeras investem mais em seus modelos mirrorless. Com isso, elas acabam servindo de portfólio para novas tecnologias e parecem evoluir mais rápido em comparação com as DSLR. Dentre as suas principais vantagens, podemos citar:

  • Tamanho e peso menores, mais fácil de transportar;
  • Autofoco rápido e preciso;
  • Maior capacidade de fotos sequenciais graças a uma alta taxa de quadros por segundo.

Qual tipo de câmera escolher

 

Em resumo, tudo vai depender do seu gosto e orçamento.

Se você prefere algo mais sólido, robusto, com boa ergonomia e maior capacidade de bateria, as câmeras DSLR são sua escolha ideal. 

Agora, se você procura algo mais compacto, leve e capaz de gravar vídeos com excelente qualidade, as Mirrorless te atenderão de maneira mais eficiente. 

Se ainda restaram dúvidas sobre o debate DSLR vs Mirrorless, assista ao vídeo a seguir para entender na prática como as diferenças podem afetar o seu uso no dia a dia:

E se ficou com vontade de conferir alguns modelos para adquirir, listo abaixo as minhas câmeras favoritas em cada categoria:

  • DSLR de entrada – Canon SL3

A Canon SL3 é uma DSLR super compacta com interface otimizada pra facilitar a vida de quem está começando no mundo da fotografia. Seu grande diferencial é permitir a gravação de vídeos em 4K.

DSLR vs Mirrorless - Canon SL3

Clique aqui para comprar a Canon SL3

  • DSLR intermediária – Canon 90D

A Canon 90D é uma DSLR voltada para quem é mais exigente. Com capacidade de fazer 10 fotos por segundo e bateria com autonomia de 1300 disparos, é uma ótima escolha para quem gosta de fotografar a ação enquanto ela acontece.

DSLR vs Mirrorless - Canon 90D

Clique aqui para comprar a Canon 90D

  • DSLR profissional – Canon 6D Mark II

A Canon 6D Mark II é uma das câmeras mais buscadas por fotógrafos que querer migrar para o sensor Fullframe. É uma câmera versátil, de tal forma que pode atender desde o especialista em retratos até o aventureiro que busca paisagens marcantes.

DSLR vs Mirrorless - Canon 6D Mark II

Clique aqui para comprar a Canon 6D Mark II

  • Mirrorless de entrada – Canon EOS M50

Design compacto aliado a um conjunto poderoso. A Canon M50 é uma das câmeras favoritas dos Vloggers, pois além de ser leve, permite filmar em 4K. Além disso, é possível trocar suas lentes, o que dá ainda mais possibilidades criativas.

Canon EOS M50

Clique aqui para comprar a Canon EOS M50

  • Mirrorless intermediária – Canon EOS RP

Lançada como a “Fullframe para as massas”, a EOS RP é a segunda câmera mirrorless da Canon. Seu atrativo é ter um corpo leve com um encaixe de lentes mais rápido e inteligente. Além disso, possui também um sistema de autofoco que “crava” nos olhos do sujeito fotográfico, auxiliando quem faz retratos a conseguir fotos mais nítidas.

Canon EOS RP

Clique aqui para comprar a Canon EOS RP

  • Mirrorless profissional – Sony Alpha A7 III

As câmeras da Sony são uma referência no meio visual, e inclusive fazem parte do meu cotidiano como fotógrafo pois atualmente uso uma A7R II. Mas, falando da indicação do artigo, a A7 III traz menor ruído em imagens de alta resolução, foco 4d com 693 pontos de foco e autofoco com ativação pelo olhar.

Sony Alpha A7 III

Clique aqui para comprar a Sony Alpha A7 III
 

Quer perguntar algo sobre DSLR vs Mirrorless? Use a sessão de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

2 Comments

  • Tânia Silva diz:

    E as câmeras e lentes da NIKON?

    • Paulo del Valle diz:

      Oi Tânia, também são ótimas aquisições se você busca câmeras da marca. Neste artigo listei aqueles que tenho conhecimento por ter experimentado e também aqueles que estão com um custo-benefício melhor no atual cenário do mercado.

      Obrigado pelo comentário!

Leave a Reply