fbpx

No artigo de hoje, vamos conversar sobre como escolher a sua próxima lente. Afinal, “Qual é a próxima lente que devo comprar?” é uma das perguntas que mais recebo dos meus alunos, e a dúvida é válida. Essa dúvida acontece pois temos várias opções disponíveis no mercado, sejam elas da própria fabricante da câmera que você comprou ou de outras marcas que tem compatibilidade.

A dúvida aumenta ainda mais quando a questão é escolher uma lente em definitivo para usos específicos. Arquitetura e interiores, gastronomia, retratos… Cada nicho tem suas necessidades específicas e para o fotógrafo, cada centavo de um investimento em equipamentos tem que gerar retorno ou pode prejudicar a execução de trabalhos futuros.

como escolher a sua próxima lente - lentes diversas

Para evitar prejuízos, você deve pesquisar bem antes de comprar a sua próxima lente. Foto por Jesper Aggergaard / Unsplash.

Por isso, preste bem atenção nas informações que listo a seguir.

Pense no uso da lente

 

Antes de decidir qual modelo comprar e quanto gastar, você tem que pensar realmente em como vai usar a lente. Muitos profissionais gostam de ter lentes diferentes para usos diversos, enquanto outros querem carregar o mínimo de equipamento possível e preferem lentes mais versáteis com capacidades de zoom. Já pensou em qual desses tipos você se encaixa?

As lentes fixas, também chamadas de prime, são as que se enquadram melhor no fluxo de trabalho de quem gosta de ter várias lentes. Elas possuem apenas uma milimetragem e tendem a ser mais compactas por ter menos elementos ópticos envolvidos na sua construção. Como exemplos de lente fixa, podemos citar a 50mm, a 85mm e a 100mm.

Já as lentes zoom são conhecidas por terem várias milimetragens no mesmo corpo, e com isso a quantidade de elementos óticos em sua construção é maior. A vantagem dessas lentes é permitir ao fotógrafo ter várias lentes em uma, o que dá vantagens inclusive ao precisar executar um trabalho experimentando vários ângulos. Como exemplos, podemos citar a 18-75mm, a 24-70mm e 70-200mm.

como escolher a sua próxima lente - prime e zoom

Pense em como a lente desejada pode te ajudar no seu fluxo de trabalho. Foto por Brandon Leclaire / Unsplash.

Que tipo de lentes é possível comprar?

 

Além daquelas disponibilizadas pelas fabricantes da sua câmera, você também pode comprar lentes compatíveis de outras marcas. Além disso, você deve ter tomar cuidado com alguns fatores:

  • Ver se a lente é compatível com o encaixe (mount) da sua câmera;
  • Se a lente é feita apenas para câmeras crop ou também é compatível com full frame.

Sabendo o tipo de lente que você quer, use o site da fabricante para ver quais os tipos de fotos eles usam como exemplo para demonstrar o uso. Outra coisa interessante que você pode usar a seu favor para ter certeza de como escolher a sua próxima lente é ver análises mais completas no Youtube, da lente e se possível dela sendo usada em conjunto com a câmera que você tem.

Além disso, você pode usar alguns sites para te auxiliar, como o What The Lens e o Lens vs Lens.

O que é o What The Lens?

 

O What The Lens é um site em inglês que conta com um acervo de informações sobre vários tipos de lentes para fabricantes como Canon, Nikon, Olympus, Panasonic e Sony. O seu funcionamento é bem simples e serve tanto para quem não tem ideia de onde começar, como também para quem já tem uma noção e precisa de uma forcinha para tomar a decisão certa.

Para quem é iniciante e não tem noção alguma do que procurar, o método mais adequado é usar o campo “I take photos of” para dizer o que gosta de fotografar. A opção “everything” quer dizer que você gosta de fotografar de tudo, enquanto as outras são mais específicas para nichos.

  • Landscapes: paisagens;
  • Macro: fotografia de detalhes;
  • Animals: vida selvagem ou pets;
  • Travel: viagem;
  • People: pessoas;
  • The city: fotografia urbana.

Já no campo “with a ____ camera.” você indica qual é a câmera que usa. E assim, ele te sugere duas opções de lentes para o uso que você indicou.

como escolher a sua próxima lente - What the Lens

Exemplo de um resultado de pesquisa usando o site What the Lens.

O que é o Lens vs Lens?

 

O Lens vs Lens é um site que faz comparativos de câmeras usando fotos de usuários feitas com as lentes que você está buscando. Lá é possível ver como uma foto feita com a lente 35mm prime se compara a uma lente com zoom em 35mm, por exemplo.

O site também é útil para ver as variações de abertura e o zoom máximo de cada lente para mostrar como fica o aspecto da imagem. E o processo é bem simples: basta escolher as lentes que quer comparar, refinar o comparativo escolhendo fotos filtrando por abertura e distância focal e ver como cada lente se sai no final.

como escolher a sua próxima lente - Lens vs Lens

A interface do site Lens vs Lens.

 

Com essas dicas, pesquisar pela sua próxima lente ficou ainda mais fácil.

Mas, se restou alguma dúvida sobre como escolher a sua próxima lente ou usar o What The Lens e o Lens vs Lens, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

One Comment

Leave a Reply