fbpx

Apps de edição de imagem se tornaram rotineiros no cotidiano dos entusiastas da fotografia e fotógrafos profissionais. Eles estão ao seu alcance em seus smartphones, e trazem diversas funções que ajudam a trabalhar a criatividade de maneira eficiente.

A edição de imagens tem o poder de transformar completamente suas fotos, tanto para o melhor quanto para o pior. Por isso, é muito importante aprender a editar suas fotos de forma que destaque suas principais características.

Portanto, é importante escolher um aplicativo de edição que atenda suas necessidades da melhor forma possível. Pensando nisso, resolvi criar esse post no qual vou falar sobre os três melhores aplicativos de edição de fotos para smartphone!

 

1. VSCO

 

O VSCO ficou muito famoso por ser um dos apps de edição preferidos das blogueiras. Ele traz uma série de filtros prontos que podem ser expandidos ao comprá-los dentro do app. Mas se engana quem acha que estes filtros são apenas pacotes prontos. 

Eles podem ser personalizados em sua intensidade, e essa personalização foi o que tornou o app famoso. Afinal, várias pessoas criaram “receitas de filtros” para quem qualquer um pudesse replicá-las em suas imagens. Assim, além de mostrar suas habilidades de edição, os autores das receitas ganhavam reconhecimento e relevância ao vê-las publicadas em blogs, posts das redes sociais e tutoriais em vídeo. Muitos dos primeiros tutoriais e cursos de edição disponíveis na gringa antes usavam bastante o VSCO, então é um app que vale a pena testar.

Apps de Edição - VSCO

Receitas como essa fizeram sucesso na internet e tornaram o VSCO popular. Imagem por VSCOcheats / Reprodução.

E além de app, o VSCO também é uma comunidade onde as pessoas podem compartilhar suas imagens. A conta grátis dá acesso a comunidade, presets básicos e ferramentas padrão de edição, enquanto que a conta premium dá acesso a mais de 200 presets, ferramentas avançadas de edição de imagem e vídeo, a ferramenta criativa de colagem, desafios semanais e conteúdo bônus para membros por $19.99. 

2. SNAPSEED

 

O Snapseed é um app de edição da Google e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Sua grande vantagem, por exemplo, é ser totalmente gratuito e permitir a edição de arquivos RAW, que trazem muito mais dados e são mais completos para trabalhar.

Com ele, é possível fazer todos os ajustes básicos como brilho, contraste, e saturação, além de ferramentas mais criativas, incluindo efeito de foco, HDR, dupla exposição e até a correção da posição do rosto para retratos. Além disso, traz também uma seleção de filtros que podem mudar a cara da sua foto com apenas um clique, além de permitir salvar suas configurações personalizadas. 

Apps de Edição - Snapseed

O Snapseed é gratuito e permite editar fotos de maneira bem consistente. Imagem por Wiki Tech News.

Caso seja sua primeira experiência com edição, vale a pena experimentar para se acostumar com as funções antes de passar para outro app, se preferir. 

3. ADOBE LIGHTROOM

 

O Adobe Lightroom é o meu aplicativo favorito de edição de imagens e é o que eu uso no meu dia a dia.

Ele não apenas é um editor gratuito com várias funções disponíveis, como permite a captura de imagens em RAW com direito a controles manuais. Os ajustes básicos de luz, cor, nitidez e redução de ruído estão presentes, com destaque para a função HSL que permite mexer em cada cor separadamente, e a ferramenta gradação de cor, que torna mais fácil transformar uma imagem mexendo em seus tons médios, sombras ou realces. 

Apps de Edição - Lightroom

O Adobe Lightroom CC é um dos apps de edição mais populares por conta dos presets criados por fotógrafos e influenciadores digitais. Imagem por Adobe / Reprodução.

O acesso premium dá direito a funções de edição seletiva e correção de perspectiva, além de armazenamento na Adobe Cloud. De fato, os ajustes seletivos são úteis para trabalhar elementos de maneira isolada e aplicar degradês, e o ajuste de perspectiva traz uma nova vida para fotos de arquitetura. Assim, a versão premium pode ser adquirida a partir de R$ 7,90 tanto na App Store quanto na Play Store. 

 

E para você, qual é o seu app favorito dessa lista? Se restou alguma dúvida a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply