fbpx

Estamos no ano de 2021 e para muitos iniciantes, comprar uma câmera gera muitas dúvidas, pois é bem difícil saber qual é a melhor opção.  Afinal, existem diversos modelos no mercado e para quem está começando na fotografia, qualquer investimento errado significa um belo prejuízo.

No Brasil, a principal marca de câmera fotográfica adotada pelos fotógrafos profissionais é a Canon. De acordo com o Anuário da Fotografia 2020, 57,9% dos fotógrafos brasileiros usam câmeras da marca, presente no país desde 1974. Só para exemplificar, é quase o dobro dos usuários de Nikon, a concorrente direta da fabricante, com 34,8% da preferência.

Os motivos para essa adesão são bem claros: a Canon sempre foi conhecida por seu custo-benefício e hoje é uma das poucas marcas presentes no mercado a oferecer garantia nacional de 2 anos. Como resultado, isso gera uma segurança maior para o fotógrafo, tanto para a compra do corpo da câmera, lentes e acessórios quanto para upgrade ou migração de outras marcas.

Dessa forma, seja para o fotógrafo de retratos, publicidade ou até para criadores de vídeo, a Canon oferece opções interessantes para usos diversos. Por isso, para facilitar a sua escolha, trago neste artigo as 4 melhores câmeras para iniciantes na fotografia em 2021. Vamos a elas?

Canon T100:

Câmera para iniciantes 2021 - Canon T100

Canon T100. Fonte: Canon / Site Oficial.

 

A T100 é considerada uma DSLR ultracompacta, com o propósito de ser fácil de utilizar e serve como uma câmera ideal para entusiastas da fotografia, que querem o primeiro contato com uma câmera mais tradicional. Ela faz fotos de 18MP e vídeos em Full HD, ótima para usar em registros de paisagens, retratos e viagens.

Ela traz também a conectividade via wi-fi, o que permite transferir rapidamente as imagens para o seu celular através do app Câmera Connect, por exemplo. Mas por ser uma câmera mais básica, ela deixa a desejar em alguns aspectos, como a quantidade de fotos por segundo (apenas 3 fotos), a tela fixa de baixa resolução e a falta da estabilização de imagem pra vídeos.

Clique aqui para comprar

 

 

Canon T7+:

Câmera para iniciantes 2021 - Canon T7+

Canon T7+. Fonte: Canon / Site Oficial.

 

A T7+ foi projetada para ser de utilização fácil e intuitiva e é indicada para estúdios fotográficos, estudantes de fotografia, cabines fotográficas, escolas e pequenos negócios. Assim sendo, ela traz um sensor de 24,1MP que permite impressões em tamanho A3 e grava vídeos em Full HD. Aliás, o seu diferencial reside nas 11 funções personalizadas e 33 definições ajustáveis para explorar diversas situações e cenas.

Em princípio, ela é mais vantajosa comparada a T7 por conta do pino central do flash, que aumenta a compatibilidade com acessórios de outras marcas. Ainda assim, é bem semelhante a T100 quando se trata das desvantagens.

Clique aqui para comprar

Canon SL3:

Câmera para iniciantes 2021 - Canon SL3

Canon SL3. Fonte: Canon / Site Oficial.

 

Sensor de 24MP, gravação de vídeo em 4K e tela LCD ajustável com touchscreen fazem da SL3 uma câmera ideal para fotógrafos e videomakers mais arrojados, que não abrem mão de ter recursos poderosos com um bom custo-benefício.

Ela inclui um modo chamado de Auxiliar Criativo para ajudar até quem não tem tanta experiência, então para quem tem um orçamento maior para investir, ela acaba se tornando também uma bela candidata a primeira câmera. Mas a sua principal desvantagem, além do preço mais elevado, é a falta do pino central do flash, que torna incompatível o uso de alguns acessórios fabricados por outras empresas.

Clique aqui para comprar

Canon 80D:

Câmera para iniciantes 2021 - Canon 80D

Canon 80D. Fonte: Canon / Site Oficial.

 

A linha EOS D é voltada para fotógrafos com mais experiência, de tal forma que necessidades são mais exigentes quanto a qualidade da captura e construção do equipamento. E no caso da 80D, ela acaba se tornando uma câmera versátil ideal para levar em praticamente qualquer lugar e realizar diversos tipos de trabalho.

Ela possui um sensor de 24.2MP, grava vídeos em Full HD com controle manual de exposição e múltiplas taxas de quadros (60, 30 e 24 fps). Traz a possibilidade de fazer disparos contínuos de até 7 fotos por segundo, o que aumenta a sua eficiência em situações de movimento, uma tela LCD articulável de 3.0” touch screen e sistema de Auto Foco de 45 pontos.

Clique aqui para comprar

Considerações finais:

Independente do modelo escolhido, busque por algo que caiba no seu orçamento e entregue o poder necessário para fazer as fotos que você precisa, seja como hobby ou para trabalhos profissionais. A maioria das câmeras listadas já vem com a lente do kit, mas alguns combos trazem uma lente adicional. Estes combos geralmente oferecem a 50mm f/1.8 ou a 75-300mm f/4-5.6.

Inclusive, comento de maneira objetiva em vídeo no meu canal do Youtube a como escolher a câmera certa. Aproveite para assistir:

Gostou do post? Continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

One Comment

Leave a Reply