fbpx

A lente do kit é conhecida por esse nome por ser a primeira lente que acompanha uma câmera. É bastante versátil por abranger os aspectos de ângulo aberto e zoom e permite a quem está começando na fotografia experimentar diversos estilos criativos.

Uma das perguntas que mais recebo é a seguinte: “Paulo, dá pra começar a trabalhar com fotografia usando apenas a lente do kit?”. Sim, é mais comum do que você imagina começar na fotografia usando apenas uma câmera de entrada com a lente que é considerada “a mais simples”.

Lente do Kit - lente canon 18-55mm

O fato de ser uma lente simples faz muitos iniciantes não enxergarem a versatilidade da lente do kit. Foto por Mohit Pathak / Unsplash.

Só depois de algum tempo fotografando é que começamos a ver a necessidade de investir em uma lente melhor e que nos traga resultados mais impactantes. Mas isso não quer dizer que a lente do kit seja ruim! Se usada da maneira correta, conseguimos tirar fotos lindas e capazes de atrair clientes.

E para ajudar você a extrair o máximo de sua lentes, trago hoje 3 dicas para criar fotos incríveis usando apenas a lente do kit

1. Entenda a sua lente

A primeira dica é entender que as lentes do kit normalmente possuem aberturas variáveis. Geralmente lentes como a 18-55mm, por exemplo, que é a lente do kit de câmeras de entrada de marcas como Canon e Nikon, possuem aberturas que variam entre f/3.5 e f/5.6. Ou seja, quando estamos em 18mm, a abertura é f/3.5. Quando estamos em 55mm a abertura é de f/5.6. 

Dessa forma, quem gosta de fazer fotos com fundo desfocado e possui uma lente do kit vai obter o melhor resultado se usar a lente em 55mm, com abertura f/5.6 e não em f/3.5. Isso porque existem algumas formas de se conseguir fotos com fundo desfocado. A primeira delas é usando grandes aberturas, como f/1.4 ou f/2.8. A segunda é usando grandes distâncias focais, como 100mm ou 200mm.

No caso das lentes do kit, o desfoque mais bonito acontece graças à distância focal de 55mm e não à abertura. Então se você fizer o teste, vai perceber que terá um fundo mais desfocado ao tirar fotos em 55mm com f/5.6 e não em 18mm com f/3.5. 

Lente do Kit - retrato com fundo desfocado

Neste exemplo, eu fotografei a minha esposa Raira usando a Canon T7 com a Lente 18-55mm, para criar uma das aulas práticas do meu Curso de Fotografia para Iniciantes.

2. Saiba explorar os seus limites

A segunda dica é entender os limites da sua lente. As do kit normalmente não funcionam muito bem em situações de baixa luz e não são tão nítidas quanto outras lentes no mercado. Por conta disso, não é legal tentar forçá-la em situações desfavoráveis porque as fotos não vão sair tão boas. 

Sabendo que a lente funciona melhor em condições boas de luz, por exemplo, você pode começar a marcar suas sessões fotográficas durante o dia ou no máximo até a Golden Hour, que acontece logo após o nascer do sol e antes do pôr do sol. Assim você não terá problemas com fotos escuras ou com muito granulado. 

Além disso, lentes do kit também costumam possuir aberrações cromáticas muito visíveis nos cantos das imagens. Sabendo disso, pode ser uma boa começar a posicionar o assunto principal da sua foto no centro da imagem e fazer um corte para remover essas aberrações. 

3. Encontre o “Sweet Spot”

A terceira dica é encontrar o ponto mais nítido da sua lente. Essa é uma dica que serve para qualquer tipo de lente, mas é ainda mais importante para quem está apenas com a lente do kit. 

Existe uma abertura ideal que é chamada de “sweet spot” (ponto certo, em tradução), na qual a sua lente será capaz de oferecer as fotos mais nítidas que consegue.

Para descobrir o sweet spot da sua lente do kit, tire várias fotos no modo prioridade de abertura. Então faça uma foto em cada abertura entre f/3.5 e f/11. Lembre-se de usar um tripé para que as fotos saiam iguais. Em seguida, leve essas imagens para o computador e estude-as para encontrar qual saiu mais nítida.

Algumas pessoas já fizeram esse teste na internet e descobriram que, normalmente, as lentes do kit possuem o ponto mais nítido em aproximadamente f/8. Isso pode variar de acordo com a lente que você possui, se é da Sony, Nikon ou Canon, então a melhor forma é realmente fazendo o teste manualmente

Espero que essas dicas te ajudem a conseguir fotos ainda mais bonitas usando apenas a lente do kit. Continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

2 Comments

Leave a Reply