fbpx

O Lightroom está disponível no catálogo da Adobe em duas versões, o Classic e o CC. Eles são voltados para públicos diferentes e desse modo possuem interfaces distintas.

Antes de tudo, a maioria dos fotógrafos utilizava o Lightroom Classic, que inclusive nem tinha esse nome, era chamada somente de Adobe Photoshop Lightroom. A distinção Classic nasceu depois que a nova versão surgiu no mercado. O Lightroom CC é voltado para dispositivos móveis e tem um apelo forte na integração via nuvem através da Adobe Creative Cloud.

Para quem está começando, é normal ter dúvidas de qual versão usar, mas saiba que ao assinar o pacote de fotografia da Adobe, você recebe acesso às duas versões junto do Photoshop, então fica a seu critério decidir qual instalar no seu computador.

E quais seriam afinal as diferenças para o usuário? É isto o que veremos a partir de agora.

 

Lightroom CC

 

Para a Adobe, a versão CC é o serviço na nuvem que oferece para o usuário tudo o que é necessário para criar, editar, organizar, armazenar e compartilhar fotos em qualquer dispositivo. Dessa forma, o foco aqui é ter uma interface amigável para dispositivos touch screen, com controles deslizantes e acesso rápido as predefinições – os famosos presets.

Certamente o armazenamento em nuvem desta versão é interessante, o que a torna ideal para quem busca acessar a sua biblioteca de imagens de qualquer lugar. Ou seja, independente de qual dispositivo use, suas fotos ficam acessíveis de maneira fácil e intuitiva. O plano padrão traz armazenamento de 20 gb, mas pode ser expandido com upgrades.

De fato, isso acaba refletindo inclusive na organização das imagens, que utiliza uma tecnologia proprietária da Adobe chamada Sensei, que reconhece de forma automática pessoas e temas, e torna mais fácil encontrar uma foto ou criar um álbum.

Por fim, a versão CC traz uma novidade da Adobe que é o feed Descoberta. Só para exemplificar, é possível conectar-se com outros fotógrafos e encontrar conteúdo inspirador, compartilhar suas edições favoritas e obter predefinições através dos diversos tutoriais postados por pessoas do mundo todo.

lightroom cc - dispositivos compatíveis

O Lightroom CC é feito para ser compatível com qualquer dispositivo.

 

Lightroom Classic

 

Aqui a Adobe foca em otimização local, pois o foco do produto é ser uma ferramenta robusta para fotógrafos experientes com um fluxo constante de trabalhos. Assim, a versão Classic fornece ferramentas de edição e organização com facilidade para que as fotos no desktop sejam compartilhadas de diversas maneiras.

Os requisitos do sistema inclusive são mais robustos, afinal o Lightroom é capaz de importar fotos, gerar visualizações e alternar entre os módulos Biblioteca e Revelação com eficiência se estiver instalado em uma máquina adequada.

No campo da edição, é possível utilizar ferramentas como a máscara de intervalo para selecionar com facilidade as áreas ou os objetos que se deseja editar de acordo com suas cores, iluminação ou profundidade. Além disso, os filtros graduados e de difusão ajudam a transformar suas imagens de maneira única, e a sincronização de predefinições é um ótimo recurso para quem precisa editar lotes de imagens que possuem as mesmas condições de iluminação.

 

lightroom classic - dispositivos compatíveis

O Lightroom Classic é feito para ser uma ferramenta robusta de edição no desktop.

 

Quais são as diferenças afinal?

 

Em resumo, a própria Adobe lista em seu site as principais diferenças entre cada versão de seus programas, que você pode conferir na tabela abaixo:

 

LIGHTROOM
LIGHTROOM CLASSIC

Onde deseja trabalhar

Desktop, dispositivos móveis e Web

Somente no desktop

Local dos originais

Nuvem

Disco rígido local

Backup de arquivos

Automático

Não incluído

Facilidade de uso

Recomendado para todos

Recomendado para editores de fotos experientes

Organização e pesquisa de fotos

Marcações automáticas e pesquisa inteligente

Palavras-chave manuais

 

Mas se você ainda ficou na dúvida e precisa de uma explicação mais detalhada, assista ao vídeo abaixo:

 

Assim, resta a você escolher a versão que melhor atenderá as suas necessidades. Eventualmente, você pode começar usando a versão CC para editar no celular e depois migrar para a versão Classic, principalmente se a sua intenção é de se profissionalizar em um futuro próximo.

Afinal, se essa é sua intenção, aproveite para conhecer o Lightroom Masters, o curso onde te ensino tudo o que há para saber sobre edição de fotos no Lightroom e Photoshop. Por exemplo, os módulos foram organizados de tal forma que você tenha um passo a passo para dominar a edição de fotos.

“Paulo, eu não sei se devo fazer um curso no momento…” Pois não se preocupe, afinal decidir ingressar em um curso é algo que deve ser decidido com calma e não deve comprometer sua vida, seja em questão de tempo ou de orçamento. Por isso, explicarei para quem é o curso a seguir.

 

Lightroom Masters

 

O curso vai desde o básico até o avançado e não apenas te ajuda a evoluir na fotografia, como também te dá embasamento para se tornar um profissional de sucesso.

Além disso, poderá tirar suas dúvidas diretamente com o professor Paulo del Valle ou, se preferir, com outros membros que também trabalham com fotografia através do nosso grupo.

Mas se você já entende de edição e quer apenas aprender sobre técnicas para uso profissional, você pode escolher assistir as aulas mais avançadas.

Depois que se conclui 100% das atividades, o aluno tem direito a certificado por email dentro da plataforma do curso.

Assim, se você quer descobrir como dar o próximo passo na sua carreira como fotógrafo e deseja dominar o Lightroom para editar suas fotos, clique no botão abaixo:

Clique aqui para conhecer o Lightroom Masters

 

Gostou do post? Então continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

One Comment

Leave a Reply