fbpx

Fotos mais nítidas chamam mais atenção para o seu perfil – seja no Instagram, portfólio ou em qualquer outra rede social.

A nitidez é um aspecto muito visado por fotógrafos dos mais diferentes ramos da fotografia e assunto principal de diversos ebooks, vídeos e conteúdos na internet. Essa procura por aprender a fazer fotos mais nítidas vem do fato que que ela é vista como uma precisão de linguagem, e na fotografia, tem relação direta com a qualidade da imagem.

Os problemas da falta de nitidez

 

Falando de maneira instintiva, quando enxergamos algo borrado no nosso dia a dia logo associamos a situação a algum problema de visão. Os mais comuns e conhecidos pela população são a miopia, que nos impede de enxergar com nitidez objetos distantes; a hipermetropia, que dificulta a visualização de objetos próximos; e o astigmatismo, que afeta nossa visão em todas as distâncias.

Logo, quando vemos uma foto toda borrada onde nada pode ser visualizado com nitidez, automaticamente concluímos que tem algo de errado com essa imagem. No exemplo abaixo, conseguimos enxergar o camaleão nos dois quadros, mas apenas o da direita nos parece mais correto e chama mais a atenção por conta da nitidez e alto nível de detalhes.

3 dicas para fotos mais nítidas - topaz sharpen ai

A foto da direita parece mais agradável aos olhos devido ao seu nível de detalhes. Imagem por Topaz Labs.

Como evitar fotos borradas então?

 

Os principais problemas a serem observados em fotos que não conseguem ter bons níveis de nitidez são:

1. Velocidade do obturador muito baixa: velocidades baixas dão margem para que movimentos, mesmo que pequenos, resultem em fotos mais tremidas e borradas. Isso pode acontecer se você estiver se movendo ao segurar a câmera ou se o seu sujeito fotográfico for uma pessoa e ela ficar inquieta na hora da foto. Para compensar isso, se mantenha firme e use velocidades mais altas, ou use um tripé para ter mais estabilidade.

3 dicas para fotos mais nítidas - tripé

Um tripé elimina o risco de tremores e borrões pois traz mais estabilidade para a sua câmera. Foto por Dollar Gill / Unsplash.

2. Abertura muito grande (profundidade de campo rasa): lentes que desfocam muito o fundo tem uma particularidade muitas vezes ignorada – elas podem desfocar até elementos minimamente afastados. Você fotografar o rosto de alguém e a ponta do nariz sair bem focada e nítida, mas olhos, boca, e cabelos apresentarem um nível de borrado que incomoda a quem visualiza a imagem. A dica aqui é usar uma abertura menor, ou seja, um número f mais alto, para garantir que sua foto saia nítida nos pontos que importam.

3 dicas para fotos mais nítidas - abertura das lentes

Muitos iniciantes pensam que quando maior a abertura da lente, melhor. Mas isso pode impactar diretamente a nitidez da imagem. Ilustração por Ripe Insurance.

3. Foco errado: mesmo com tecnologias que permitem a uma câmera ter múltiplos pontos de foco e ajustes mais precisos, você ainda corre o risco de sair com uma imagem desfocada se não escolher o ponto certo. Sempre que possível, use o foco manual para ajustar com precisão os pontos de foco necessários de acordo com sua necessidade, principalmente se o foco automático da sua câmera não for confiável. Em retratos, a dica é sempre focar no olho, para que sua foto tenha a nitidez ideal.

3 dicas para fotos mais nítidas - pontos de foco

Quanto mais pontos de foco sua câmera possui, maior a liberdade de ajustá-los quando necessário você terá. Foto por Chris Reyem / Unsplash.

Caso você esteja no ponto de se sentir limitado tecnicamente pelo seu equipamento, adquira uma lente nova para ter um upgrade nas suas fotos. Para iniciantes, a lente mais indicada é a 50 mm f/1.8, que é uma lente com um alto nível de nitidez e não custa tanto quanto outras lentes.

E se ainda assim restaram algumas dúvidas, não se preocupe! Dê uma olhada no vídeo abaixo onde descrevo as dicas com mais detalhes:

 

Gostou do post? Então continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply