fbpx

O Instagram para fotógrafos é visto como uma oportunidade ideal de conseguir clientes, pois a rede social é uma ferramenta que incentiva os seus usuários a compartilhar suas criações com o mundo, apresentando uma alta taxa de interação orgânica entre as pessoas.

E o que quero dizer com interação orgânica? Você pode descobrir novos perfis, participar de conversas e conhecer conteúdo de qualidade sem necessariamente ter que pagar por isso.

Esta abordagem é o que faz inúmeros perfis surgirem diariamente na plataforma, desde lojinhas virtuais, profissionais liberais promovendo os seus serviços e empresas consolidadas que se aproveitam da rede social para conversar com seus clientes de maneira mais próxima

Criar um perfil

Não basta apenas criar um perfil no Instagram, o fotógrafo deve usar de estratégia para atrair os clientes certos. Foto por Cedrik Wesche / Unsplash.

Então, se você é fotógrafo e quer atrair clientes através do Instagram, preste atenção nas dicas que verá a seguir e construa o seu perfil com uma visão mais concreta do que pode explorar

 

Atenção com a bio do Instagram

A bio do Instagram é extremamente importante, principalmente para quem deseja usar a rede social de maneira profissional

É através da bio que os usuários que estão te conhecendo agora terão mais informações sobre você e o seu negócio, então é ideal evitar de escrever coisas muito genéricas. Você até pode usar uma frase de impacto, mas informe também o que você faz e o que oferece

A bio do Instagram para um Fotógrafo deve ser encarada como um cartão de visitas, onde o visitante do seu perfil entenda de maneira fácil quem é você, o que você faz e onde pode ser encontrado caso ele queira te contratar. Analise a sua bio agora e responda com sinceridade: você se contrataria pelo que está escrito lá nesse momento?

Instagram para fotógrafos - bio do instagram

A bio deve conter o que você faz, sua localização e uma forma fácil de fazer contato. Imagem por Paulo del Valle / Instagram.

 

A foto do perfil do Instagram importa

Quando falamos de Instagram para fotógrafos, a foto de perfil também importa bastante. Ela pode passar uma sensação mais profissional para quem está te conhecendo e te dar mais credibilidade. Usar uma selfie que você tirou em uma praia pode fazer com que as pessoas não te levem tão a sério se a sua linha de trabalho é mais formal, por exemplo.

Tente sempre usar uma foto de perfil que combine com o que você fale, deixando o usuário mais seguro de contratar os seus serviços, comprar os seus produtos ou seguir as suas dicas. 

Paulo, eu devo usar uma foto minha ou a minha logo no perfil?” Depende. Uma foto de boa qualidade chama bastante atenção e torna o seu serviço mais confiável. Se você é um fotógrafo que usa a marca pessoal para se promover, como o seu próprio nome, use um bom retrato que ajude as pessoas a te reconhecerem imediatamente

Pessoas compram de pessoas, então elas querem saber se dá pra confiar em quem está do outro lado. Agora, se você é dono de um estúdio ou agência, coloque a logo do seu negócio no perfil, pois isso passa uma credibilidade maior para representantes de outras empresas

Instagram para Fotógrafos - foto de perfil

No perfil Paulo del Valle, a marca é pessoal e o retrato causa mais identificação com o público. Já na Craft, que é uma agência, a logo passa mais credibilidade pois uma empresa interessada nos serviços acredita que se trata de uma equipe. Imagem por Paulo del Valle / Instagram.

 

O conteúdo é rei

Ao falarmos de conteúdo no contexto do Instagram para fotógrafos, uma forma de se diferenciar e chamar mais atenção nas redes sociais é criar conteúdo original para as pessoas. Não importa o seu nicho, você tem alguma coisa que pode compartilhar para o seu público, sejam suas próprias fotos e as histórias que elas contam, sejam dicas práticas de fotografia ou até reflexões sobre a profissão

Instagram para Fotógrafos - conteúdo

O Instagram oferece uma série de formatos de conteúdo que podem ser explorados por fotógrafos. Foto por Nathana Rebouças / Unsplash.

O Instagram oferece uma variedade de formatos para explorar. E quais seriam eles?

  • O Feed é a vitrine do Instagram: é lá onde seus melhores posts devem estar, para atrair a atenção dos seguidores. Você pode publicar fotos e vídeos únicos, além de explorar o formato carrossel, onde cria uma sequência de até 10 imagens. Planeje os próximos posts pensando no feed, dá trabalho no começo, mas quando você cria o hábito consegue criar uma harmonia nos seus posts, que torna mais fácil atrair justamente quem quer consumir o seu conteúdo.

  • Os Stories: são vídeos curtos de 15 segundos que somem em 24 horas. Neste tipo de conteúdo o foco é a interação com seus seguidores, então aproveite para promover enquetes e estimular a participação do público com você. 

  • Os Reels: também são vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, que promovem uma oportunidade de criar conteúdos mais espontâneos e divertidos. Aqui, a mensagem deve ser rápida e objetiva, com um gancho para que seja compartilhada por outras pessoas. 

  • O IGTV: é uma ótima ferramenta para promover vídeos mais longos e informativos. Você pode postar dicas, tutoriais e até vlogs editados com a experiência do seu trabalho, fazendo com que seus seguidores entendam mais sobre o seu universo.

  • As Lives: são perfeitas para criar pontos de contato com os seus seguidores. São vídeos mais longos, que podem durar até 4 horas, e permitem que você prepare momentos de discussão com o público, trazendo temas para debate, ou até um convidado que pode compartilhar o seu conhecimento e experiência com a sua audiência, enquanto te promove para a audiência dele. 

Não tenha pressa em criar conteúdos para todos os formatos. Comece com o feed e depois evolua gradativamente para aqueles em que você se sente seguro para explorar.  

 

Crie uma comunidade

Não basta apenas você criar conteúdo, postar e deixar pra lá, não é mesmo? Tente sempre interagir com o seu público, afinal de contas você está criando uma comunidade e a ideia é que uns ajudem os outros.

Comunidade

Uma comunidade é criada em torno de um objetivo em comum. Entenda o seu público e entre em sintonia com ele. Foto por Clem Onojeghuo / Unsplash.

Responda comentários e as mensagens que as pessoas mandam, abra a caixa de perguntas nos stories do Instagram e tente sempre estar em contato com as pessoas que dão valor ao conteúdo que você posta.

E lembre-se: você está lidando com pessoas, não números. Não caia na tentação de comprar seguidores, participar de grupos de engajamento ou usar sistemas de automação, pois isso vai apenas estragar o seu perfil. Afinal, de que adianta ter 10 mil seguidores e apenas 10 curtidas nas suas fotos?

Seja verdadeiro e mostre quem você é e não crie um personagem perfeito. As pessoas confiam em pessoas, então aposte na sinceridade, seja espontâneo e aqueles que se identificarem com seu conteúdo não terão dúvidas que estão seguindo o perfil certo, pois estão vendo alguém que é gente de carne e osso.

 

Seja consistente

Não faz sentido você passar uma semana postando vários conteúdos legais, mas depois sumir por dias, ou até meses.

A consistência é muito importante na hora de crescer nas redes sociais, então tente sempre se planejar para postar seus conteúdos com uma certa frequência. Não precisa postar todos os dias, mas numa frequência onde você pode criar conteúdos de qualidade e interagir com seus seguidores.

No Instagram para fotógrafos, uma boa tática é postar de acordo com o dia. Aproveite o clima, datas comemorativas e até particularidades da localização do seu público principal para criar uma conexão. A chave aqui é manter o ritmo.

 

Escolha bem o seu nicho principal

É muito importante você definir bem qual é o nicho, ou seja, definir qual assunto você vai falar nas redes sociais. Você vai promover o seu negócio de forma institucional? Vai dar sugestões sobre como escolher figurino para ensaios? Talvez você fale sobre dicas para outros fotógrafos?

Enfim, existem milhares e milhares de nichos para você escolher, mas é importante que você escolha um nicho principal que você realmente domina e talvez alguns sub-nichos menores do mesmo assunto.

Por exemplo, você pode escolher falar sobre fotografia, que seria o seu nicho principal. Mas dentro dele você pode definir alguns nichos menores, como fotografia de viagem, paisagem e retratos. Ainda ficou em dúvida? Então veja o exemplo a seguir:

  • Perfil focado em fotografia de viagem
    • Além das fotos de locais paradisíacos, pode falar também sobre:
      • pontos turísticos;
      • hotéis legais para todos os bolsos;
      • locais incríveis onde comer;
      • experiências únicas da cultura local;

Viu? Dentro do seu tema principal, você encontra temas menores que conversam com o seu público e fazem que ele te enxergue como um especialista. Traduza o seu conhecimento em informações que pessoas comuns possam entender, e assim sua credibilidade aumenta.

 

Analise as estatísticas

Analisar os dados também é muito importante para você crescer. No Instagram para fotógrafos, você vai precisar de uma conta comercial ou de produtor de conteúdo para acessar as suas estatísticas do perfil. Basta conectar a sua conta a uma página do Facebook previamente existente ou criada para este fim.

Assim, você terá acesso a várias informações como faixa etária dos seus seguidores, número de visitas ao seu perfil, melhores horários para interagir e várias outras coisas. Analisando essas informações, você é capaz de entender o seu público e criar conteúdos que conversem diretamente com eles, atraindo novos seguidores com o mesmo tipo de preferências.

Instagram para Fotógrafos - métricas do instagram

As métricas do Instagram te ajudam a entender o comportamento do seu público e a performance do seu conteúdo. Foto por Georgia de Lotz / Unsplash.

 

Ainda restaram dúvidas sobre como usar o Instagram para fotógrafos? Então continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog. Aproveite para perguntar o que quiser!

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

One Comment

Leave a Reply