fbpx

Todo mundo sabe que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo. E para manter sua relevância perante a concorrência, a plataforma está sempre testando novidades com o público ao implementar novos recursos. Essas novidades acabam se tornando úteis para criadores de conteúdo pois permitem se aproximar de sua comunidade de maneira interativa.

Aqui no blog já falamos sobre como usar o Instagram de maneira profissional.  Para um fotógrafo, cada recurso do Instagram é uma oportunidade de interagir com possíveis novos clientes e gerar oportunidades de negócio. E recentemente, foram adicionados 4 novos recursos que são habilitados para todos, independente da quantidade de seguidores, e que podem te ajudar a ficar mais próximo da sua audiência.

instagram - novos recursos

A cada novo recurso implementado, o Instagram entrega novas maneias de interação entre criadores de conteúdo e sua audiência. Foto por Brett Jordan / Pexels.

Por isso, no post de hoje, vou te mostrar quais são os novos recursos e como usá-los a seu favor.

1 – POSTS COM DOIS AUTORES

 

Uma das novidades mais antecipadas é a possibilidade de colaboração entre dois perfis para o mesmo post. Chamada de Collabs pela empresa, essa opção consiste em ter a opção de marcar um perfil como colaborador ao criar um post no seu feed. Caso o colaborador aceite, o post aparece também no feed dele e todas as curtidas e comentários são compartilhadas entre as duas audiências.

No exemplo acima, a @raira me convidou usando a opção de Collab e assim o conteúdo também aparece no meu perfil. Ou seja, você pode tanto convidar alguém para colaborar quanto ser convidado para colaborar com alguém. Isso é extremamente útil para criar publicações estratégicas com parceiros, e para validar ações de publicidade com empresas para o caso de quem trabalha com isso.

2 – ADD YOURS / POSTE A SUA

 

O Add Yours (Poste a Sua em português) é um novo sticker colaborativo criado pelo Instagram para estimular respostas públicas entre a sua audiência. Basicamente, você convida as pessoas a postarem fotos baseadas em uma pergunta, e tem acesso as respostas delas. Desse modo, dá para criar conteúdo de forma mais orgânica e ter uma validação social através da participação do seu público, além da oportunidade de repostar o conteúdo que achar mais interessante.

instagram - add yours

O sticker Add Yours permite que sua audiência poste fotos através da pergunta que você cria. Assim, você tem como vantagem ver quem participou da brincadeira e as respostas dadas. Imagem por Instagram / Reprodução.

3 – Agendamento de live

 

Se você faz lives, sabe o quanto é importante avisar para os seus seguidores a data e horário da próxima transmissão para que eles não percam nenhum detalhe. O Instagram já conta com um recurso de contagem regressiva, mas a função de agendar live traz uma nova maneira de manter o seu público na expectativa do próximo conteúdo.

instagram - agendar live

A função agendar live é fácil de usar e permite criar lembretes em forma de posts no feed. Imagem por Instagram / Reprodução.

Com essa função, é possível agendar lives com até 90 dias de antecedência. Além disso, é possível criar posts no feed com o lembrete da live, o que permite que o seu público tenha mais pontos de contato com a próxima live e ative um lembrete para acompanhar tudo na íntegra.

4 – Publicar posts pelo navegador

 

Algo muito esperado pelos usuários do Instagram finalmente aconteceu. Afinal, agora é possível usar o seu navegador para postar conteúdo no feed, usando as funções de orientação de post, filtros, localização e marcação de pessoas. Ou seja, para muitas pessoas essa função elimina o uso de recursos de terceiros e torna a experiência com a plataforma mais completa.

instagram - navegador

Postar pelo navegador significa ter mais agilidade ao trabalhar de maneira mais intensa no computador. Imagem por Instagram / Reprodução.

Em resumo, dá pra postar fotos individuais, em estilo carrossel, ou vídeos de até um minuto diretamente no feed usando o Instagram Web no navegador. O que é muito prático principalmente para quem trabalha exportando imagens e vídeos no PC e teria o trabalho de enviar o conteúdo para o smartphone antes de postar, não é mesmo?

 

Gostou das novidades? Aliás, qual recurso você sua mais no dia a dia? Continue a conversa usando a sessão de comentários aqui do blog e aproveite para perguntar o que quiser!

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply