fbpx

Fotos noturnas incríveis são algo que todo fotógrafo deseja fazer. Afinal, a fotografia noturna é algo que estimula a imaginação dos fotógrafos por conta da influência que eles recebem em forma de referências ao longo da vida. Seja através do cinema com cenas marcantes ambientadas durante a noite, ou em viagens para metrópoles com uma vida noturna rica e agitada, as luzes da cidade despertam o desejo de fotografar.

Postes, letreiros em neon, vitrines e faróis de automóveis fazem parte do que pode ser visto em um ambiente urbano noturno, mas ele não é o único que pode ser explorado. Alguns fotógrafos preferem se afastar da civilização e criar belas imagens de paisagens naturais em um horário em que poucas pessoas se aventuram a explorá-las. 

Por isso, as fotos noturnas acabam se tornando um excelente diferencial para um fotógrafo profissional. Afinal, esse é um tipo de fotografia mais difícil de executar e exige um conhecimento mais avançado sobre os ajustes da câmera, além paciência e muitos testes até que se consiga uma foto que saia realmente boa. 

Se você se interessa por fotografia noturna, dá uma olhada nessas dicas abaixo para você conseguir tirar fotos incríveis! 

1 – Compre um tripé

 

Com certeza o equipamento mais importante para fotos noturnas é o tripé. Isso porque você vai precisar usar, na maior parte do tempo, velocidades bem baixas do obturador e para que elas não fiquem tremidas você vai precisar usar o tripé. Assim sua câmera vai ficar bem estabilizada enquanto você tira suas fotos.  

fotos noturnas incríveis - tripé

O tripé ajuda a dar mais estabilidade para a câmera em condições de baixa luminosidade. Foto por Micael Widell / Pexels.

Ah, e uma dica é usar o timer da câmera para evitar qualquer tipo de movimento enquanto a foto estiver sendo feita. Muitas vezes, o ato de clicar no disparador já resulta em imagens tremidas quando se está usando velocidades baixas do obturador. Se não quiser usar o timer, outra dica é pesquisar se sua câmera possui algum app que permite usar o seu smartphone como controle remoto. Por ele você consegue realizar vários ajustes e tirar fotos sem precisar encostar na câmera

2 – Use a lente 50mm como um coringa

 

Depois de comprar uma câmera é muito importante investir em uma boa lente. E para fotografias noturnas isso é ainda mais importante, já que as lentes que normalmente vem com a câmera possuem aberturas variáveis entre f/3.5 e f/5.6. Com isso, elas se tornam lentes muito escuras, o que pode ser um grande problema em fotos noturnas.

Dessa forma, a dica é investir em uma lente 50mm f/1.8, que não é muito cara e vai te ajudar a criar fotos noturnas ainda melhores, já que a abertura de f/1.8 permite que muita luz entre no sensor.

3 – Conte com a ajuda de um filtro de poluição luminosa

 

Esses filtros não são muito comuns, porém são muito bons caso você queira remover um pouco da poluição luminosa. Claro que eles não são mágicos, então não compre pensando que você vai conseguir fazer fotos das estrelas em grandes cidades com luzes enormes concentrações de luzes. De qualquer forma, esses filtros conseguem remover um pouco do brilho das lâmpadas da cidade e te ajudarão a fazer fotos mais bonitas.

fotos noturnas incríveis - filtro de poluição luminosa

Os filtros de poluição luminosa são úteis, mas não fazem milagres. Foto por Hoya / Divulgação.

4 – Utilize lanternas para melhorar a sua composição

 

Outro equipamento bom para se comprar é uma lanterna. É bem legal fazer fotos em longa exposição com alguém no centro da imagem com uma lanterna apontada para o céu, por exemplo, já que por conta da baixa velocidade do obturador todo o rastro de luz será pego, criando uma foto bem legal e impactante. Além disso, você pode usar a lanterna de forma criativa para iluminar o cenário de uma forma diferente e chamar mais atenção do seu público

fotos noturnas incríveis - lanterna

Um exemplo criativo do uso da lanterna na composição da cena. Foto por Jason Strull / Unsplash.

5 – Coloque uma caneta de limpeza para lentes na sua mochila

 

Também é importante ter um bom kit de limpeza para suas lentes, já que qualquer sujeira pode arruinar completamente uma foto. E usar uma caneta de limpeza para lentes pode ser uma ótima saída! Esse acessório consegue deixar sua lente praticamente nova e tirar sujeiras que você não estava conseguindo normalmente. Então se você ainda não tem uma caneta de limpeza para lentes, pode ser uma boa colocá-la na sua lista de compras

 

Mas, se restou alguma dúvida sobre como fazer fotos noturnas incríveis, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply