fbpx

Em outubro de 2021, a Adobe lançou sua atualização 2022 para seus programas de edição. Lightroom CC, Lightroom Classic e Photoshop receberam novos recursos e alguns deles se baseiam na inteligência artificial da empresa, o Adobe Sensei.

Slogan da Adobe - Adobe Photoshop e Lightroom 2022

Criatividade para todos é a premissa da Adobe em cada recurso implementado em seus programas. Imagem por Adobe / reprodução.

Neste artigo, vou mostrar de maneira detalhada quais são as novidades e como elas podem beneficiar você em seu fluxo de trabalho. Vamos ver o que muda no Adobe Photoshop e Lightroom 2022?

LIGHTROOM CC

 

Para o Lightroom CC, os novos recursos ficam disponíveis a partir das versões 5.0 para Desktop, e 7.0 para dispositivos Android e iOS. A principal mudança a se observar é que o painel de ajustes seletivos, como pincel e gradientes, foi expandido e agora se chama Mascaramento.

Este painel é interessante para as situações onde você quer editar áreas de maneira mais precisa. Como resultado, você consegue editar cores de forma específica, alterar sua luminosidade e em fotos feitas em modo retrato, alterar o intervalo de profundidade e modificar o desfoque.

Painel Mascaramento - - Adobe Photoshop e Lightroom 2022

O layout do novo painel, Mascaramento. Imagem por Adobe / reprodução.

Uma nova vantagem do painel é que, graças a tecnologia de IA, é possível selecionar um assunto na imagem ou o céu. Isso agiliza o fluxo de trabalho do fotógrafo já que permite seleções precisas – ou próximas do ideal – com apenas um clique.

Além disso, a IA também fornece a recomendação de predefinições (ou presets) ao analisar sua imagem através da guia “Recomendadas“. E na parte social, o feed Descobrir ganhou a guia “Remixes”, onde você pode editar as fotos de outras pessoas e disponibilizar suas fotos para edição. Todos as versões feitas pelos usuários ficam armazenadas e podem ser visualizadas sempre que deseja.

LIGHTROOM CLASSIC

 

Para o Lightroom Classic, os novos recursos ficam disponíveis a partir da versão 11.0 para Desktop. Além dos recursos já citados do painel Mascaramento e da seleção de assunto e céu com um clique, o programa ganhou suporte para novas câmeras e lentes e um fluxo de trabalho aprimorado de metadados.

Personalização de metadados - - Adobe Photoshop e Lightroom 2022

Agora é possível personalizar as opções de metadados a serem exibidas no painel. Imagem por Adobe / reprodução.

De acordo com a Adobe, esse fluxo aprimorado permite mais controle sobre a atualização e exibição dos metadados. Vale citar também o novo modo Somente edição, pois acelera significativamente a edição em lote de metadados para várias imagens.

PHOTOSHOP

 

Para o Photoshop, os novos recursos ficam disponíveis a partir da versão 23.0 para Desktop e 3.0 para iPad. E sem dúvida, umas das novidades que mais chamam a atenção de quem trabalha fazendo inúmeras seleções é justamente poder selecionar objetos simplesmente ao passar o mouse.

seleção ao passar o mouse - Adobe Photoshop e Lightroom 2022

Basicamente, agora é possível selecionar automaticamente uma parte da imagem conforme passa o mouse sobre ela e clique. Imagem por Adobe / reprodução.

E o funcionamento é bem prático. Por exemplo, basta selecionar a ferramenta retângulo ou laço, passar o mouse sobre o objeto na imagem que deseja selecionar e o Photoshop faz o resto.

Além disso, para quem trabalha em equipes, dá para compartilhar comentários e receber feedbacks diretamente no programa. Para quem usa o Illustrator em conjunto com o Photoshop, a interoperabilidade entre os dois foi aprimorada, o que torna mais fácil alternar entre eles.

Neural Filters novos e aprimorados também marcam presença nessa versão, desenvolvidos pelo Adobe Sensei. A lista completa pode ser vista aqui, mas só para exemplificar o que dá pra fazer, tem filtros para suavizar pele, remover artefatos jpeg, colorir fotos preto e branco, transferir maquiagem e misturar paisagens e cores.

Neural Filters - Adobe Photoshop e Lightroom 2022

Os Neural Filters precisam ser baixados antes de usar, e alguns usam recursos da nuvem. Imagem por Adobe / reprodução.

 

Gostou do conteúdo sobre as novidades do Adobe Photoshop e Lightroom 2022? Se quiser aprender ainda mais sobre edição e interagir com uma comunidade super participativa, se inscreva no curso Lightroom Masters!

Use o cupom BLOGDOPAULO para se inscrever no curso Lightroom Masters com 10% de desconto.

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. Então, se restou alguma dúvida a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply