fbpx

Eu acredito que o processo de edição equivale a 50% do resultado final de uma foto. Hoje em dia o fotógrafo que não sabe editar bem, não tem espaço no mercado e por causa disso é tão importante estudar e dominar a edição de fotos, para que você consiga desenvolver seu estilo próprio de edição, se destacar no mercado e atrair clientes.

Para auxiliar nesse processo, é necessário ter a sua disposição a maior fidelidade possível de cores na sua tela. Afinal, se o seu monitor não tem cores fiéis, você pode achar que está fazendo um ótimo trabalho e quando enviar o resultado para o cliente ver que nada saiu como o planejado. 

Por isso, no artigo de hoje, vou te falar como calibrar o seu monitor para edição de fotos.

calibrar monitor - imac

Calibrar o seu monitor é essencial para ter fidelidade de cores em seus trabalhos. Foto por Designecologist / Pexels.

O QUE SIGNIFICA CALIBRAR O MONITOR?

 

De acordo com a Cambridge in Color, a definição de calibrar é a seguinte: “Calibração é o processo de colocar seu monitor em um estado desejável e bem definido. Isso geralmente envolve a alteração de vários parâmetros físicos em seu monitor, como o brilho, além de criar o que é chamado de Tabela de Valores (Look-Up Table, popularmente conhecido como LUT).”

Monitores profissionais passam por processos e certificações ainda na fábrica para já chegarem ao consumidor com a maior fidelidade de cores possível. Ainda assim, de tempos em tempos, é necessário fazer uma calibração para que aquilo que você vê na tela seja fiel ao seu trabalho.

Para monitores mais baratos, esse processo é ainda mais necessário. Afinal, é bem mais barato calibrar o monitor do que substituí-lo por completo.

calibrar o monitor - setup

Manter seu monitor calibrado garante que você vai aproveitá-lo por mais tempo. Foto por Mateusz Dach / Pexels.

COMO CALIBRAR O SEU MONITOR

 

Falando de maneira bem simples, existem duas maneiras de calibrar o seu monitor. A primeira delas é fazer ajustes finos de acordo com o que você vê na tela. Já a segunda consiste em usar um colorímetro.

O colorímetro é um dispositivo que tem um custo considerado elevado, mas entrega a maior fidelidade possível no processo de calibração. Se você é um fotógrafo que não vê a necessidade de ter um equipamento assim, pode levar o seu monitor para profissionais especializados que dispõe do equipamento e pagar pelo serviço de tempos em tempos.

calibrar o monitor - xrite i1 display

Basta posicionar o colorímetro na tela e seguir as instruções do software para realizar a calibração. Imagem por X-Rite / Divulgação.

Mas se a grana tá curta ou você simplesmente é adepto da filosofia “faça você mesmo”, existem formas nativas tanto para Mac quanto para Windows que te permitem fazer um ajuste considerável nas cores e outros aspectos do monitor.

Para ver o passo a passo dos ajustes no Windows de acordo com o suporte oficial, clique aqui.

Siga o passo a passo para calibrar a tela do seu Mac segundo o suporte oficial, clicando aqui.

CUIDADOS COM A CALIBRAÇÃO DO MONITOR

 

Os únicos cuidados para fazer esse procedimento são os seguintes:

  • Ligue o monitor pelo menos meia hora antes da calibração para que ele possa aquecer até a melhor condição de operação.
  • Use a resolução nativa do seu monitor. Por exemplo, se ele é full HD, cheque no sistema se a resolução ativa é 1920×1080.
  • Faça a calibração em uma sala com iluminação ambiente moderada. A sala não precisa estar totalmente escura, mas é ideal evitar brilhos, reflexos e outras interferências que podem afetar a sua percepção das cores no equipamento.
  • Conheça com antecedência os controles de exibição do seu monitor. Eles podem estar localizados no próprio monitor, no teclado ou no painel de controle do sistema operacional.

Outra consideração nesse caso é que o resultado da calibração vai depender do que você vê. O que é ideal para você pode não ser ideal para outra pessoa, então se for pedir ajuda, explique antes o que pretende conseguir como resultado para que as sugestões e feedbacks não te confundam mais.

Gostou do conteúdo? Se quiser aprender ainda mais sobre edição e interagir com uma comunidade super participativa, se inscreva no curso Lightroom Masters!

Use o cupom BLOGDOPAULO para se inscrever no curso Lightroom Masters com 10% de desconto.

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restou dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply