fbpx

A fotografia de paisagem é um dos nichos que conecta tanto fotógrafos entusiastas quanto os profissionais. As paisagens inspiram e despertam o desejo de fotografar, e todo mundo pode aproveitar para fazer boas fotos independente do equipamento. 

O celular, por exemplo, é uma ferramenta versátil e permite experimentar várias abordagens com a fotografia. É graças a ele que muitas pessoas hoje têm o primeiro contato com a fotografia. Muito antes até de pensar em experimentar uma câmera pela primeira vez.

A minha carreira como fotógrafo inclusive começou com o Instagram. E desde que ingressei na plataforma eu desenvolvi boa parte das minhas habilidades usando um smartphone. Só depois foi que comecei a investir em câmeras e levar meu trabalho para um rumo mais profissional. E ao longo dos anos, usei equipamentos de diversas marcas e capacidades técnicas, sendo capaz de criar projetos únicos que renderam trabalhos para empresas. 

Além disso, com os cursos que desenvolvi sobre fotografia, acabei ajudando diversos alunos com suas dúvidas e entendendo as suas necessidades. Foi a partir daí que este post surgiu, e hoje vamos ver 3 dicas para fotografar paisagens. Vamos lá?

FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

 

Fotografar paisagens é algo natural e até esperado de qualquer pessoa que goste de fotografia. O verde da natureza, os tons azuis esverdeados atraentes das águas do mar, o dourado das areias de uma praia e o laranja de um belo pôr do sol são convites mais que suficientes para uma exploração fotográfica.  

Como fotógrafo de viagens já explorei as mais diversas paisagens a convite de agências de viagem e governos, fotografando desde os desertos da Arábia Saudita até praias no sul da Inglaterra e lagos no Chile. Então, se você quer criar fotos de paisagem impactantes com o seu equipamento, use as seguintes abordagens:

Use a luz de forma dramática:

A luz pode se manifestar de forma atraente em qualquer clima. Ou seja, você não precisa esperar por dias super ensolarados para conseguir boas fotos. Por exemplo, um dia nublado onde o sol começa a aparecer entre as nuvens ou aqueles raios finais de luz após o sol se pôr podem dar toda uma atmosfera impactante para a sua composição. Evite clicar com sol a pino, pois as sombras ficam muito duras e curtas, sem trazer um volume legal para paisagem. Priorize horários mais cedo pela manhã ou no fim de tarde, pois assim você vai encontrar uma luz mais suave, mais quente, com sombras mais longas e um volume mais interessante para destacar a paisagem.

Fotografia de Paisagem - sol entre nuvens

Os raios de sol saindo entre as nuvens prendem a atenção do seu espectador e deixam a foto ainda mais atraente. Foto por Dmitriy Ganin / Pexels.

Aproveite o ciclo das estações:

Revisite locais e registre suas diferenças em cada época do ano. Por exemplo, a primavera é ótima para fotografar flores e insetos, o verão é ideal no quesito pôr do sol por conta dos dias mais longos, o outono atrai pelas folhagens coloridas que variam em tons de amarelo, marrom e vermelho, e o inverno por sua atmosfera melancólica com dias mais frios e possibilidade de chuva.

Fotografia de Paisagem - outono

Uma das tonalidades que os fotógrafos mais gostam de retratar em paisagens é a do outono, com tons mais alaranjados. Foto por Artem Saranin / Pexels.

Experimente com as condições atmosféricas:

Uma paisagem com neblina pode passar uma sensação de mistério, enquanto que um raio capturado numa imagem pode causar medo e admiração. Uma foto de um mar tranquilo vai contrastar com outra do mesmo mar num período de ressaca, por exemplo. Sem correr perigo desnecessário, fotografe condições adversas para ter a natureza como um protagonista importante na sua paisagem.

Além disso, algumas dicas adicionais para garantir que você tenha oportunidade de fazer as melhores fotos possíveis são bem vindas. Primeiro, cheque se seu equipamento tem carga o suficiente na bateria e espaço de sobra no armazenamento para que você não perca nenhum clique. 

Em seguida, planeje com cuidado o trajeto que você fará para realizar as fotos. Isso é de extrema importância para o caso de você se aventurar em lugares mais remotos, então leve suprimentos o suficiente, e se possível ande em grupo. Afinal, por mais remoto que o lugar seja, alguns perigos podem surgir de onde menos se espera.

 

E se quiser aprender mais sobre fotografia de paisagem com seu smartphone ou câmera, e interagir com uma comunidade super participativa, se inscreva em um dos cursos abaixo com 10% de desconto:

SmartPixels
Segredos da Fotografia

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restou dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply