fbpx

Se você tem paixão pela fotografia e já se dedica a essa arte mesmo como um hobby, sabe do poder que ela tem de ajudar a criar histórias. Seja através de retratos, dos registros espontâneos do cotidiano das ruas ou através do fotojornalismo que ajuda a ilustrar as notícias, sempre tem uma foto ajudando a transmitir uma mensagem.

E existe uma técnica que ajuda o fotógrafo a criar histórias de maneira consciente com suas fotos, independente do nicho em que atue. Por isso, vamos falar hoje sobre o Storytelling.

STORYTELLING – A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

 

De maneira bem simples, o significado da palavra Storytelling corresponde ao ato de criar e contar histórias. Você podia até não conhecer o termo, mas já foi influenciado por seus resultados. Afinal, quem nunca ouviu a famosa frase “era uma vez…” pelo menos uma vez na vida, não é mesmo?

E nem precisamos recorrer aos contos infantis para falar da importância de contar histórias nas nossas vidas. Desde livros até filmes e séries, até narrativas que passam de geração em geração nas nossas famílias, todo mundo tem uma história favorita para lembrar em compartilhar.

storytelling - era uma vez

Os contos infantis são belos exemplos de como a arte de contar histórias faz parte das nossas vidas. Foto por Cottonbro / Pexels.

Assim, o fotógrafo que domina a arte de contar histórias evolui na fotografia. Pois através das suas fotos ele consegue aliar técnica com sensibilidade, e impactar de maneira mais profunda os seus espectadores

Como fazer então para construir narrativas fotográficas que se comunicam com as pessoas?

COMO USAR O STORYTELLING NA FOTOGRAFIA

 

1. Você deve ter uma história para contar:

Um fotógrafo pode fazer uma imagem tecnicamente incrível mas incapaz de despertar sentimentos e interpretações. Do mesmo jeito que pode fazer uma imagem sem embasamento técnico mas cheia de significados. Portanto, antes de fazer a foto, pense na história que você quer contar, seja ela real ou inventada. As pessoas precisam de um ponto de partida para se identificar com a sua narrativa, assim como o “era uma vez” dos contos infantis.

storytelling - história para contar

Uma boa história ter uma razão para existir, seja para servir de exemplo, ilustrar algo ou ensinar uma moral. Foto por Karolina Grabowska / Pexels.

2.Defina um protagonista:

Um protagonista ajuda as pessoas a terem alguém com quem se identificar. Pode ser uma pessoa real ou um personagem, e até mesmo pode estar visível na foto ou implícito, brincando com a percepção do espectador. Ou seja, o protagonista é o sujeito fotográfico da nossa fotografia, e é através dele que o espectador vai se inserir na imagem, e se imaginar no contexto que ele está transmitindo.

3. Use o cenário e os acessórios para criar um contexto:

Aquilo que cerca o protagonista ajuda a definir o tipo de história que ele está vivendo. Uma foto de uma pessoa com capa de chuva amarela na cidade pode simbolizar a sua procura por um lugar para se abrigar. Agora, uma foto da mesma pessoa com capa de chuva amarela em uma floresta densa já pode despertar em nossa mente as lembranças de um filme de terror. Brinque com a percepção do seu público e crie a cena com todos os recursos à sua disposição.

storytelling - floresta

Por mais que o protagonista esteja distante, o cenário acaba contextualizando a sua história. Foto por Gabriela Palai / Pexels.

4. Pratique:

A arte de contar histórias se desenvolve quanto mais você se propõe a contá-las. Por isso, pratique com fotos isoladas ou séries temáticas. Transforme situações do seu cotidiano em oportunidades de criar algo único para você e compartilhe quando tiver a chance. Assim, use pequenos detalhes, busque fazer a maior variedade de cliques possível, tenha o controle de tudo o que está presente no seu enquadramento, e use as emoções a seu favor. A partir do momento que sua fotografia é capaz de despertar emoção em alguém, o seu trabalho evolui e a maneira das pessoas te enxergarem também.

E se quiser aprender mais sobre Storytelling e vários outros temas de fotografia com seu smartphone, se inscreva no curso SmartPixels!

SmartPixels

Use o cupom BLOGDOPAULO para se inscrever no curso SmartPixels com 10% de desconto.

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restaram dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

 

Leave a Reply