fbpx

A edição de fotos tem se tornado um dos principais pontos de diferenciação entre os fotógrafos. Afinal, com tanto conteúdo de qualidade na internet, tem ficado cada vez mais comum vermos fotógrafos dominando o modo manual, as regras de composição, a luz… Enfim, todos esses aspectos que atuam juntos para garantir uma foto incrível.

Inclusive, a edição pode ser um fator decisivo para fazer o seu cliente enxergar mais valor nas suas imagens. Por isso, no artigo de hoje, vou falar sobre como usar a edição a seu favor para cobrar mais pelo seu trabalho. 

A edição de fotos no processo criativo

 

Na minha visão, hoje em dia a edição de fotos equivale a 50% do resultado final da foto. É nessa parte que você vai conseguir desenvolver um estilo próprio que todos vão identificar e associar com você, te garantindo ainda mais sucesso na fotografia. Afinal, sem a edição fica difícil identificar quem fez tal foto, já que muitos fotografam de forma muito parecida.

edição de fotos - antes e depois

Editar uma foto pode deixá-la mais atraente e destacar o seu trabalho. Foto por Paulo del Valle.

Os profissionais mais procurados pelos clientes são aqueles que oferecem algo único. Afinal, em tempos de redes sociais, as pessoas querem se destacar da multidão e quanto mais exclusivo e personalizado for o trabalho, maior a chance de despertar o desejo no seu cliente.

Esse ponto de vista vale tanto para clientes que são pessoas físicas, que buscam retratos ou coberturas de eventos, até pessoas jurídicas, com campanhas publicitárias para criar. Sabendo que existem vários fotógrafos talentosos no Brasil, a edição de fotos se mostra ainda mais importante para que você consiga se destacar entre os colegas e chamar mais atenção para suas fotos.

Criando um estilo próprio

 

Fotógrafos com estilo próprio são reconhecidos pelos seus trabalhos e acabam se tornando pioneiros. Pioneiros no sentido de não ter medo de experimentar coisas novas e criar obras que encantam por serem diferentes e provocantes. São pessoas que não pegaram um atalho e seguiram por um caminho mais longo, porém com mais oportunidades.

edição de fotos - antes e depois 2

A edição dita o tom da imagem. Edite de acordo com aquilo que você quer transmitir. Foto por Paulo del Valle.

Os fotógrafos pioneiros não se acomodam e estão sempre buscando coisas novas para implementar em seus trabalhos. Seja através de referências da própria fotografia, como as obras dos grandes mestres ou o aprendizado em cursos específicos, ou através de referências externas como a cultura pop e particularidades locais, tudo é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento

Assim, algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver o seu estilo próprio são:

  • Faça um curso especializado

Fazer um curso com um profissional que você admira e confia pode acelerar o seu aprendizado pois vai te dar um passo a passo do que fazer. Você aprende os conceitos teóricos e como aplicá-los em trabalhos práticos, te dando uma visão que você não conseguiria sozinho. Só tome cuidado para escolher algo que realmente te ajude, pois encarar algo muito complexo sem ter uma base anterior de estudo pode te travar ao invés de te desenvolver.

  • Busque referências não fotográficas

Cinema, música, literatura, viagens, culinária, e até conversas com pessoas queridas. A inspiração pode surgir de qualquer lugar e com ela ideias novas para explorar nas suas fotografias. Quanto mais estímulos você tiver ao longo do dia, melhor desenvolve a sua criatividade.

  • Crie projetos autorais

A melhor maneira de validar o que você aprende é aplicar na prática. Por isso, antes de inserir algo novo no que você costuma oferecer a seus clientes, crie um portfólio próprio para ter certeza que a nova abordagem desperta o desejo dos clientes. As pessoas amam ver a evolução de quem elas admiram, e assim você tem a oportunidade de mostrar outras habilidades que vão te ajudar a conseguir mais trabalhos em áreas diferentes.

Gerando valor no seu trabalho com a edição de fotos

 

Dependendo da sua área de atuação e do tipo de público que você trabalhe, os desejos em relação aos tipos de edição serão bem diferentes. Só para exemplificar: algumas pessoas vão querer manipulações de imagem e conceitos mais radicais, enquanto outras vão querer uma pegada mais leve e natural. 

Por isso, você deve ter em mente que ao desenvolver o seu estilo de edição, pode conquistar novos clientes no processo e perder alguns também. Isso é natural, pois quanto mais o tempo passa, o seu trabalho se transforma e com isso sua audiência acaba mudando junto

Alguém que vê o seu trabalho de 2 anos atrás pode se encantar por ele e te contratar por isso, mas seu estilo de edição atual é bem diferente e isso gera uma quebra de expectativa. Por isso, vou te dar algumas dicas de como superar estes obstáculos de comunicação.

  • Poste sempre o seu melhor trabalho

O seu portfólio deve evoluir junto do seu trabalho. Sempre que possível, revise o que você tem como vitrine para seus clientes e remova aquilo que não faz mais sentido. É importante alinhar a expectativa do seu cliente com aquilo que você oferece atualmente

  • Cuidado com exageros na edição

Ao trabalhar com pessoas, preste atenção para não criar um efeito exagerado ou até mudar o tom de pele do modelo. Pense também no tipo de mídia em que a imagem será vista e tenha o cuidado de exportar nos formatos corretos para que a pessoa veja a imagem com as cores corretas. Sempre que possível, faça a prova em dispositivos diferentes e calibre o seu monitor com certa frequência.

  • Não troque cores de produtos

Muita atenção na hora de editar fotografias de produtos, principalmente ao usar presets. Muitas vezes, nos acostumamos aos presets pela praticidade de editar uma foto inteira com poucos cliques, mas isso pode custar caro. Se você altera a cor de um produto que era vermelho para laranja, por exemplo, pode gerar um atrito entre o cliente e a loja, gerando prejuízo e prejudicando a sua reputação. Por isso, aprenda a editar da maneira mais adequada para cada trabalho, e mantenha a paleta de cores do cliente consistente.

Restou alguma dúvida sobre como usar a edição a seu favor para cobrar mais pelo seu trabalho? Use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply