fbpx

Muitas pessoas se interessam em trabalhar com a fotografia porque sonham em transformar um hobby em uma fonte de renda. Até mesmo porque só temos uma vida e desperdiçá-la em um trabalho que você odeia só vai te deixar cada vez mais frustrado ao longo do tempo.

E engana-se quem acredita que não tem espaço na fotografia. A verdade é que na internet existe muita confusão e excesso de informação, o que deixa as pessoas sobrecarregadas e com a sensação de que nunca conseguirão trabalhar com a fotografia. Mas se você parar para pensar, existem milhões de possibilidades, você só precisa ter clareza – e é isso que quero trazer para você nesse post!

Mas antes de começar a ir atrás dos seus primeiros clientes, é preciso ter certeza de que você entende o suficiente sobre fotografia para garantir que você não vai chegar despreparado nos trabalhos.

1 – Como dominar o modo manual da sua câmera

A primeira pergunta que você deve responder é se domina o modo manual da sua câmera. Ter total controle sobre a velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO é essencial para todo fotógrafo que deseja trabalhar com a fotografia.

É através desses ajustes que você conseguirá ter fotos como essas abaixo:

começar na fotografia - rastros de luz
começar na fotografia - retratos
começar na fotografia - astrofotografia

Se você não entender como chegar no resultado das fotos acima, será preciso estudar e praticar muito até dominar o modo manual para que você tenha total controle sobre as fotos que tira.

2 – Como usar a luz para tirar fotos mais impactantes

Mesmo que você use apenas a luz do sol para tirar suas fotos, ainda assim precisa saber como usá-la para tirar fotos mais impactantes. A verdade é que a qualidade, direção e temperatura da luz tem um impacto gigantesco na sua fotografia e inclusive é o segredo da maioria dos fotógrafos profissionais para tirar fotos que prendem a atenção das pessoas.

Por exemplo, você sabe qual hora do dia é melhor para cada tipo de foto? Ou que posicionar o seu assunto fotográfico de forma errada pode arruinar a sua foto? Ou até mesmo que fotografar em um dia nublado pode ser MELHOR do que fotografar em um dia de sol sem nuvens?

começar na fotografia - paisagem
começar na fotografia - golden hour
começar na fotografia - fotografia urbana

Isso sem contar a luz artificial, que também é muito importante principalmente para quem gosta de tirar fotos durante a noite.

A luz é com certeza um dos aspectos mais importantes na fotografia e entender como usá-la vai te ajudar a tirar fotos ainda mais impactantes. Mas se você ignorar esse aprendizado, vai acabar tirando fotos nada chamativas.

3 – Como usar regras de composição na fotografia

No mundo da fotografia existem dezenas de regras de composição que você pode usar para tirar as suas fotos – ou ignorar todas elas para tirar uma foto que foge do padrão. Porém, de qualquer forma é extremamente importante entender quais são essas regras e como elas funcionam, para que você saiba exatamente o que está fazendo.

Por exemplo, veja essas fotos e tente identificar qual regra de composição foi usada:

Você conseguiu identificar corretamente todas as regras? Se não, eu te ajudo:

  • Foto 1: Moldura na moldura
  • Foto 2: Linhas guias
  • Foto 3: Regra dos terços
  • Foto 4: Senso de escala
  • Foto 5: Simetria
  • Foto 6: Minimalismo

Caso você tenha errado alguma foto, significa que ainda precisa estudar mais sobre regras de composição para que você consiga tirar fotos que vão chamar mais atenção das pessoas e dos clientes que vão te procurar.

4 – Você sabe como as diferentes câmeras e lentes influenciam nas suas fotos?

Câmeras contam com diversas características que podem te ajudar ou atrapalhar. O alcance dinâmico, por exemplo, tem um grande impacto na iluminação da sua foto, já que ele indica a quantidade de detalhes que sua câmera é capaz de captar nas sombras e realces.

Também é muito importante saber sobre o número de pontos de foco, como os megapixels influenciam na sua foto e o tamanho do sensor da câmera. Tudo isso pode te ajudar a tirar fotos incríveis – ou horríveis, caso você não saiba explorar o seu equipamento ao máximo.

Além disso, as lentes possuem aberturas de diafragma diferentes, o que vai resultar em fotos mais claras e com mais desfoque ou mais escuras e com menos desfoque. Elas também possuem vários elementos óticos que vão impactar para fotos mais nítidas ou não, com mais distorção ou não. 

Saber escolher a lente certa vai te ajudar a tirar fotos como essas:

5 – Como usar técnicas avançadas de fotografia para melhorar suas fotos

Existem técnicas que todos que trabalham com a fotografia deveriam saber para tirar fotos mais interessantes e entregar o melhor resultado possível para o cliente. É o caso de técnicas como: panning, longa exposição, compressão, HDR, sweet spot da lente e várias outras.

É através dessas técnicas que os fotógrafos conseguem tirar fotos únicas e chamativas, que atraem o olhar dos clientes e fazem com que eles sejam contratados. Em muitos casos as fotos de fotógrafos iniciantes podem até ser interessantes, mas ainda precisam dessas técnicas profissionais para elevar o nível.

Tem espaço pra mim na fotografia?

SIM! 

Pensa da seguinte forma: somente no Brasil existem mais de 200 milhões de pessoas e mais de 19 milhões de empresas ativas, entre pequenas, médias e grandes. E eu te garanto: a grande maioria dessas pessoas e empresas precisam de fotógrafos. 

  • Uma mãe precisa de um fotógrafo para tirar fotos do aniversário dos filhos;
  • Um amigo precisa de um fotógrafo para fotografar o casamento;
  • Aquela loja de roupa que abriu na sua cidade precisa de um fotógrafo para tirar fotos dos produtos;
  • A sua prima precisa de um fotógrafo para tirar fotos do filho recém-nascido;
  • Aquele evento que vai acontecer na cidade vizinha precisa de um fotógrafo oficial para registrar os momentos;
  • Os restaurantes na sua cidade precisam de um fotógrafo para tirar fotos dos pratos;

Percebe como existem várias oportunidades? Você só precisa ir atrás delas! O caminho comum dos fotógrafos profissionais de sucesso é começar com empresas menores ou pessoas e evoluir aos poucos até chegar no nível de ser contratado por grandes marcas.

Claro que para começar a prospectar esses clientes, você precisa:

  • Escolher um nicho de atuação que você goste e seja lucrativo;
  • Criar um portfólio com fotos que chamem atenção do cliente;
  • Saber montar uma proposta que o cliente vai aceitar;
  • Definir um preço justo pelo seu trabalho;

Como faço para aprender tudo isso?

Você tem dois caminhos: 

Caminho 1:

Pegar todos os assuntos comentados aqui nesse post e estudar por conta própria. Esse, inclusive, foi o caminho que eu segui. Preferi investir em equipamentos, já que todo o conhecimento está disponível de graça na internet. Qual o problema desse caminho?

  • Você fica confuso com tanto conteúdo disponível (que muitas vezes se contradizem);
  • Você não tem certeza de que está aprendendo com alguém que realmente entende e tem resultado;
  • Você nunca vai saber se está deixando de fora alguma técnica essencial, mas que poucos comentam;
  • Você vai perder anos para realmente conseguir evoluir, já que vai acabar estudando tudo fora de ordem;

O ponto positivo? É de graça.

Caminho 2:

Se inscrever no curso Segredos da Fotografia e ter acesso a todo esse conhecimento agora mesmo. No curso você encontrará todo o conteúdo que precisa saber para deixar de ser um fotógrafo iniciante e começar a ganhar dinheiro com suas fotos

Foram mais de 10 anos fotografando para chegar no resultado que eu cheguei e ter a oportunidade de trabalhar com marcas como Audi, Nike, Google e várias outras. E todo esse conhecimento que adquiri ao longo de 10 anos sobre fotografia estão dentro do curso Segredos da Fotografia. É realmente um treinamento completo para quem sonha em ganhar dinheiro com suas fotos e viver trabalhando com o que ama.

O melhor é que todos os alunos do curso tem acesso a um grupo no Telegram onde podem tirar todas as suas dúvidas diretamente comigo, o que ajuda ainda mais no aprendizado. Isso porque você tem a certeza de que caso fique confuso com algum conteúdo, tem a certeza de que terá ajuda de um fotógrafo profissional para entender sobre o assunto. 

Sem contar que o curso ainda conta com uma garantia de 15 dias, o que significa que se por qualquer motivo você não quiser mais fazer parte do Segredos da Fotografia, pode pedir todo o seu dinheiro de volta. É risco zero pra você.

Caso você tenha interesse, as inscrições para o Segredos da Fotografia estão abertas e você pode fazer seu cadastro por 10x de R$ 59,70. Chega a ser um valor baixo para ter acesso a todo o conhecimento que vai te ajudar a iniciar uma carreira de sucesso na fotografia, não é mesmo?

Para ter mais informações sobre o Segredos da fotografia e fazer a sua inscrição, é só clicar no link abaixo! Espero te ver lá no curso!

Leave a Reply