fbpx

Fazer um curso de fotografia é uma maneira prática de conseguir conhecimento. E em qualquer profissão, esse conhecimento é importante para melhorar as suas habilidades e te tornar mais competitivo no mercado. 

Na fotografia não é diferente, e por ser uma área artística, é fácil focar apenas na parte técnica. Mas ser fotógrafo é o resultado de um conjunto de ações, e exige do profissional que ele seja além de artista, um excelente gestor. Assim, ter noções de finanças, marketing, atendimento ao cliente e gestão de projetos são algumas das coisas que acabam sendo úteis no dia a dia.

Existem diversas formas de aprender, e neste artigo, vamos falar sobre o melhor momento para fazer um curso de fotografia, com sugestões de materiais gratuitos e pagos. 

APRENDENDO DE GRAÇA

 

A internet é uma das ferramentas que mais auxiliam no ato de aprender. Seja na busca de materiais em português ou em outras línguas, ter acesso aos principais criadores de conteúdo do mundo com poucos cliques deixa a busca por conhecimento muito mais fácil. 

Dá para aprender bastante de maneira gratuita, e é o recomendado quando você ainda não tem ideia dos cursos que precisa fazer. As desvantagens dessa modalidade de aprendizado, porém, existem, e podem te deixar com uma certa confusão. 

Qual é a melhor maneira de aprender de graça então? Aquela que se adequa a sua necessidade. E assim, podemos listar como opções:

– Redes Sociais: conteúdos do feed, vídeos e lives te ajudam a aprender mais sobre o tema do seu interesse. A vantagem é que você pode seguir pessoas diferentes e aprender diversos assuntos todos os dias. Siga perfis que te ajudem a conseguir o resultado que deseja.

– Youtube: o segundo maior buscador de conteúdo do mundo, atrás apenas do Google, está repleto de conteúdo para você usar a seu favor. No Youtube você pode encontrar vídeos sobre praticamente qualquer assunto, e com didáticas diferenciadas – do mais tradicional e técnico até o mais descontraído e inspirador.

 

 

– Blogs e Sites: os sites são canais oficiais usados por empresas e profissionais para dar mais credibilidade ao seu trabalho, com informações importantes para o público. Em sites de editoras ou portais de comunicação, por exemplo, é possível encontrar notícias relevantes da sua área de interesse diariamente. Além disso, os blogs cumprem um papel importante, categorizando a informação em posts que te ensinam bastante a cada leitura. Este post que você lê é um exemplo disso. 

 

curso de fotografia - home do site

– Ebooks: livros digitais são práticos, fáceis de baixar e existem diversas versões gratuitas na internet. Foque naqueles criados por profissionais e instituições conceituadas, pois assim você tem uma noção maior da qualidade das fontes usadas, e de quanto conhecimento profissional foi aplicado na criação do ebook. 

 

 

– Webinars: gravados ou ao vivo, webinars são uma ótima forma de aprender. Trata-se de uma palestra com apresentação de slides ou compartilhamento de tela, onde um tema específico ou um conjunto de temas é explicado. 

 

 

INVESTINDO EM MATERIAL PAGO

 

Quando você já tem uma ideia do caminho que quer seguir na fotografia, estudar gratuitamente ainda faz parte da sua rotina. Porém, a grande quantidade de conteúdos grátis que existem por aí te levam a “garimpar” aqueles que fazem sentido para você. Além disso, a maioria dos conteúdos grátis não apresenta uma sequência lógica a seguir, o que pode pausar a sua rotina de estudos até que você saiba o que fazer depois.

Muitos iniciantes na fotografia focam seus esforços em comprar câmeras e lentes, pois na sua visão são esses equipamentos que ajudarão a criar boas fotos e remunerar o trabalho. Sem dúvida estes equipamentos são necessários para se trabalhar como fotógrafo, mas sem saber como usá-los, esse investimento tem tudo para se transformar em prejuízo.

Então, como fazer para cada centavo investido valer a pena? As dicas abaixo podem ajudar:

– Livros: seja em formato físico ou digital, os livros não perderam a sua importância como ferramenta de aprendizado. Veja análises nas lojas e pesquise por comentários de pessoas que já compraram o livro que você deseja. No caso da Fotografia, por exemplo, existem editoras especializadas com títulos que vão desde aqueles focados na técnica, quanto os focados na parte profissional.

 

– Palestras: palestras e eventos realizados por instituições sérias podem ser uma ótima oportunidade de aprendizado, não apenas pelo conteúdo mas também pela possibilidade de conversar e trocar experiências com outros participantes. Além disso, esses eventos geram certificados de participação, que podem ajudar a validar o seu conhecimento com os seus clientes.

 

– Cursos: em um curso, você investe dinheiro para receber uma sequência lógica de conteúdos e exercícios que aceleram o seu aprendizado.  Além disso, você tem o acompanhamento do instrutor, com acesso a toda a sua bagagem de experiência, e aprende com exemplos práticos a como lidar com os desafios da profissão.

 

CURSO DE FOTOGRAFIA: QUAL É O IDEAL?

 

Aqui no site do Aprenda com Paulo você tem a possibilidade de ingressar em 3 cursos diferentes, cada um capaz de te ajudar em pontos diferentes da sua jornada na fotografia. São eles:

– Smartpixels: um curso completo de fotografia e edição para quem está começando do zero, usando apenas o smartphone que você tem nas mãos. É o curso ideal para quem deseja tirar fotos excelentes com qualquer smartphone, a qualquer momento, e criar um conteúdo mais profissional sem investir em equipamentos. Desse modo, se você sente que suas fotos poderiam ser melhores, este curso vai te ajudar a levá-las a um nível mais profissional!

 

 

– Segredos da Fotografia: um curso voltado para quem tem o sonho de tirar fotos mais impactantes e até mesmo viver da fotografia, mesmo não sabendo nada sobre o assunto. Nele você aprende desde conceitos essenciais para quem não entende nada sobre fotografia até como começar na fotografia profissional, assim como definir seu preço e conseguir seus primeiros clientes.

 

 

– Lightroom Masters: ideal para quem quer descobrir como editar fotos de forma profissional, criar seu estilo próprio de edição e ter mais sucesso na fotografia. Aqui você aprende tudo sobre a teoria das cores, as melhores práticas que você pode fazer durante a edição e como agradar seus clientes e seguidores com o resultado final do trabalho. A metodologia te ajuda a aprender como chegar em qualquer estilo de edição. Assim, você pode usar essa técnica para desenvolver uma edição própria, que será reconhecida por quem acompanha suas fotos.

 

 

AS VANTAGENS DE UM CURSO DE FOTOGRAFIA

 

Outra vantagem de fazer um curso é o acesso a um grupo exclusivo onde você pode tirar dúvidas, receber feedbacks e fazer amigos fotógrafos. Por isso, escolha bem o profissional com quem você deseja aprender, vendo se ele é bem recomendado e que tipo de transformação ele realizou na vida dos alunos que aprenderam com ele. 

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restou dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

 

Leave a Reply