fbpx

As selfies são tão populares hoje em dia que nem conseguimos imaginar um tempo sem elas. Basta pegar o celular ou a câmera, apontar para si mesmo e se expressar através de um autorretrato. E pode parecer até absurdo, mas não foi nas redes sociais que a selfie surgiu. Em 1839, Robert Cornelius usou um daguerreótipo para fazer o que é considerado o primeiro autorretrato da história.

selfies - Robert Cornelius

Repare que a expressão do Robert mostra a incerteza com o sucesso do resultado. Afinal, ele teve que ficar parado por cerca de 15 minutos para conseguir o registro. Imagine se hoje fosse assim? Fonte: Divisão de Gravuras e Fotografia da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

As selfies viraram sinônimo de expressividade, onde as pessoas são capazes de se mostrar integradas ao ambiente onde estão. Seja na faculdade, no trabalho, em casa ou viajando por aí, toda hora é hora para um belo registro

Qualquer pessoa pode fazer uma selfie, mesmo quem não possui conhecimentos avançados de fotografia. E neste artigo, vou mostrar para você 5 dicas para tornar as suas fotos ainda mais atraentes.

COMO TIRAR BOAS SELFIES?

 

Com tanta gente fazendo selfies por aí na internet, o que vai destacar a sua da multidão é justamente tomar alguns cuidados para que ela fique atraente. E que cuidados seriam esses?

1. Limpe a lente do celular:

Durante o dia colocamos o nosso smartphone em diversas superfícies, e também temos contato direto com ele através da nossa pele. Essa série de atividades pode sujar a câmera, com poeira, detritos e gordura. Por isso, antes de fotografar, faça a limpeza da lente com um pano de microfibra ou um tecido macio para que ela fique na melhor condição possível, e suas fotos ganhem mais vida.

2. Olhe para a câmera e não para a tela:

Quando estamos com o nosso celular em mãos, é muito comum olhar para a tela dele para conferir tudo o que está acontecendo. Nas fotos não é diferente, afinal temos que nos posicionar e ver se está tudo bem para garantir o clique perfeito. Mas existe um erro que passa despercebido aqui: continuar olhando para a tela na hora da foto. Quando isso acontece, o seu olhar parece deslocado, e passa uma sensação de estranheza. Por isso, a dica é que na hora do clique, você deve olhar diretamente para a lente da câmera frontal. Com isso, o seu olhar será direcionado e causará mais impacto para o espectador.

selfies - localização da câmera frontal

Como no destaque deste exemplo, localize a câmera frontal do seu aparelho para olhar diretamente para ela na hora da selfie. Evite olhar para a tela para não acabar com um aspecto deslocado. Fonte: Apple / Divulgação.

3. Atenção com a luz:

Luz é tudo na fotografia, e se você não tem um ambiente com uma boa quantidade de luz, sua selfie vai perder qualidade. Avalie de qual direção a luz está vindo e como você pode aproveitá-la para criar um bom retrato. Ao ficar a favor da luz, você ilumina seu rosto e mostra mais de si. Se ficar contra a luz, pode brincar com as silhuetas e fazer algo mais conceitual.

selfies - cuidado com a luz

Perceba a direção da luz e se posicione de acordo para ter selfies com maior qualidade. Foto por Julia M. Cameron / Pexels.

4. Capriche na composição:

Não basta apenas apontar a câmera para o seu rosto. Através de uma selfie, você conta para as outras pessoas mais da sua personalidade e do seu jeito de ser. Por isso, escolha ângulos que mostrem o ambiente onde você está e assim crie um contexto para o resultado final. Uma parede bonita, um piso diferente, os prédios imponentes ou a paisagem natural são cenários que você pode usar e abusar para transformar o seu clique.

selfies - composição

Quando você trabalha o ângulo certo, cria contexto para a sua selfie e a torna mais atraente para o espectador. Foto por The Lazy Artist Gallery / Pexels.

5. Apps de edição:

A edição não é capaz de salvar fotos ruins, então siga as dicas anteriores para ter um arquivo que pode ser transformado. Use o Face Tune para editar a pele e melhorar algum ponto na sua selfie que você não gostou. O TouchRetouch é uma ótima pedida para remover objetos indesejados da cena que podem distrair a atenção do seu espectador. E com o Lightroom CC, você tem uma ferramenta poderosa para trabalhar as luzes, cores e texturas da sua selfie.

E se quiser aprender mais sobre Selfies e vários outros temas de fotografia com seu smartphone, se inscreva no curso SmartPixels!

SmartPixels

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restaram dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply