fbpx

Viver da fotografia não é fácil, mas é possível. Para isso, entretanto, é preciso que o fotógrafo passe a enxergar a fotografia não apenas como arte ou hobby, mas também como um negócio. Apenas assim será possível atrair mais clientes dispostos a pagar o preço que você cobra para que você consiga trabalhar com o que ama.

Mas então, como atrair esses clientes na fotografia? Nesse artigo eu te trago 3 dicas essenciais para qualquer fotógrafo que deseja conseguir mais clientes.

Dica #1: Crie um portfólio da forma certa

Muitos acreditam que um bom portfólio mostra variedade e que você consegue trabalhar em qualquer área. Mas a verdade é que quanto mais você evolui na fotografia, mais você foca em poucos nichos. Ou seja, nesse caso menos é mais.

Ao criar o seu portfólio, por mais tentador que seja mostrar que você manda bem em qualquer nicho, tente selecionar fotos de apenas alguns poucos nichos, como fotografia publicitária e de viagem, por exemplo.


Isso porque se você coloca no seu portfólio fotos de casamento, produtos, viagem, retratos, carros e festa de 15 anos, por exemplo, você só está confundindo um possível cliente. Acontece que ele vai entrar no seu portfólio, ver essa bagunça e pensar que você não é a pessoa certa porque não tem um foco, faz de tudo um pouco.

Então lembre-se: quando criar seu portfólio, foque apenas nos nichos que você deseja se especializar e poste apenas as suas melhores fotos!

Dica #2: Não espere que os clientes cheguem até você

Um erro muito comum entre os fotógrafos que querem trabalhar com a fotografia é esperar que os clientes cheguem até eles. No máximo está tentando divulgar seu trabalho nas redes sociais, mas não está ativamente abordando os clientes e tentando fechar projetos. 

Se esperar os trabalhos chegarem até você, o mais provável é que você acabe fotografando de tudo e não consiga realmente se destacar em uma área. Dessa forma, você vai se ver cobrando pouco pelo seu trabalho e sem receber o reconhecimento que poderia ter se fosse especialista em um nicho.

Então se você tem o sonho de viver da fotografia, não pode esperar a oportunidade bater na sua porta. Você precisa ir atrás dos clientes e oferecer o seu trabalho da forma certa! Com certeza vai acabar ouvindo muitos “nãos”, isso é comum, mas você não pode desanimar. Lembre-se que a maioria dos fotógrafos profissionais começaram assim.

Dica #3: Saiba como entrar em contato com os clientes

Antes de entrar em contato com possíveis clientes, você precisa selecionar aqueles com quem gostaria de trabalhar. Isso vai te ajudar a trabalhar com os nichos que gostaria de se especializar, o que vai resultar em um trabalho mais refinado. Assim você começa a se tornar uma referência neste nicho e começará a ser abordado por clientes.

Faça uma pesquisa de cada nome que você selecionou para ver como você pode ajudar esse possível cliente. Anote ideias e pense em como suas fotos podem ajudar o cliente com o objetivo que ele tiver, seja divulgar um produto ou guardar fotos da família. O importante é que você identifique o problema que suas fotos resolvem.

Por fim, é hora de entrar em contato com essas pessoas. Aqui é essencial que você seja o mais gentil possível e que mostre interesse no cliente e em seu negócio. Nada de ser agressivo ou passar a impressão de se achar o maioral. 

Erros nos negócios - gestão

Comece elogiando o negócio do cliente, fale como suas fotos podem ajudá-lo (talvez até sugira um projeto) e somente depois mostre seu portfólio. Então finalize pedindo para marcar uma reunião para falar melhor sobre o projeto que tem em mente.

É provável que muitos desses clientes digam “não”, mas não se deixe abalar. Isso é normal. O importante é que você aborde o máximo de pessoas possível e mantenha contato com aqueles que recusaram, até mesmo porque é possível que eles se tornem clientes no futuro.

Espero que essas dicas te ajude a conseguir mais clientes na fotografia e que você chegue mais perto do seu sonho de viver da fotografia. Lembre-se que a maioria dos fotógrafos profissionais passaram exatamente pelo que você está passando, mas a diferença deles para os que não tiveram sucesso, é que eles não desistiram de seus sonhos. E com você não pode ser diferente.

Leave a Reply