fbpx

Eu só tenho um celular, dá pra tirar boas fotos com ele?” Essa é uma das perguntas que recebo com frequência no Instagram, e é normal que ela aconteça pois vivemos tempos bem diferentes na fotografia.

Antes, para um entusiasta, fotografar era sinônimo de comprar uma câmera – mesmo que sua intenção seja apenas fotografar por hobby. Em muitos casos, esse investimento em um equipamento tão específico é muito alto, e fora da realidade da pessoa.

Já o smartphone é uma ferramenta mais acessível e está integrado no nosso dia a dia. É possível até que você esteja usando o seu agora para ler este post. Os modelos mais básicos hoje tem câmeras boas o suficiente para registrar momentos importantes. E em alguns casos dá até para realizar trabalhos profissionais usando o seu celular.

Por isso, hoje vou explicar em detalhes como é possível fazer boas fotos com o seu celular. 

USANDO O CELULAR COMO CÂMERA

 

As redes sociais trouxeram uma verdadeira mudança na maneira como enxergamos as nossas memórias. Se antes a fotografia era algo para quem gostava muito e tinha um maior poder aquisitivo, hoje ela está acessível para todos graças aos celulares.

Segundo pesquisas, um europeu tira em média 597 selfies por ano, enquanto 86% dos americanos afirmam que a qualidade da câmera é um fator decisivo na hora de comprar um novo smartphone.

E se você acha que o uso do smartphone é exclusivo para pessoas que não são fotógrafas, se engana. Em 2020, os analistas da Suite48Analytics fizeram um estudo com 881 fotógrafos norte-americanos e europeus e descobriram que 11% dos entrevistados usam seus smartphones para criar 50% do seu trabalho

fotos com o celular - fotografia de comida com um iphone

Tanto entusiastas quanto profissionais aproveitam os recursos dos smartphones para fotografar. Foto por Roman Odintsov / Pexels.

As fabricantes de smartphones perceberam que a fotografia se popularizou graças às redes sociais e a cada ano investem mais na tecnologia das câmeras de seus aparelhos. E acredite, hoje nem é preciso ter um smartphone top de linha para criar belas imagens. 

Sim, os tops de linha ainda são os aparelhos que apresentam os recursos mais avançados de câmeras. Mas os aparelhos mais básicos de agora já herdaram muita coisa que era exclusiva em anos anteriores. Com um celular de R$ 1000 atualmente dá pra fazer fotos com modo retrato, modo noturno, HDR, e dependendo da fabricante, até ter modo manual completo com a possibilidade de criar fotos em RAW.

Então sim, é possível fazer boas fotos usando apenas o seu celular. E para que você aumente as suas chances de sucesso em cada clique, vou te dar 3 dicas bem legais. 

1. APRENDA O QUE SUA CÂMERA PODE FAZER

 

A primeira delas é APRENDA O QUE SUA CÂMERA PODE FAZER. Não precisa se preocupar em aprender a utilizar o modo manual no começo, e sim saber do que seu celular é capaz no modo automático. Como ele se comporta em situações com muita luz? E com pouca luz? O modo retrato dele só funciona com pessoas ou também funciona com objetos? 

Quanto mais você experimenta, mais você aprende sobre o aparelho e melhor vai utilizá-lo em situações específicas. Se o seu aparelho possui 2 ou mais câmeras, faça testes diversos com elas também. Em smartphones mais básicos, a câmera principal é aquela que possui a melhor qualidade, enquanto as câmeras secundárias só vão ter bons resultados em ambientes mais iluminados. Nos tops de linha, as câmeras secundárias estão em pé de igualdade com a principal pois usam sensores mais avançados. 

fotos com o celular - tipos de câmera

Conhecer as câmeras que seu smartphone possui te ajuda a saber o que é capaz de fazer com ele. Foto por Zana Latif / Pexels.

Os tipos mais comuns de câmeras que você vai encontrar no smartphone além da principal são:

  • Ultra-wide angle: a câmera grande angular serve para inserir mais elementos na imagem. Como o nome sugere, ela possui um campo de visão mais amplo, e permite captar muito mais do ambiente na imagem sem que você precise se afastar da sua posição para isso.

  • Telefoto: essa câmera pode trazer zoom óptico ou híbrido, que mistura zoom real e digital, mas o seu objetivo é o mesmo – permitir que você faça fotos de longe sem perder qualidade. Modelos mais básicos vão trazer um aumento de 2x a 3x, enquanto que smartphones mais avançados podem contar com 5x e até 10x de zoom óptico, chegando a 100x de zoom híbrido.

  • Câmera macro: essa câmera tem como foco te permitir fotografar objetos bem de perto. Quer pegar os detalhes da pétala de uma flor? Ou ver como é a anatomia de um inseto que você encontrou? Quem sabe destacar o detalhe de um prato que você acabou de cozinhar? Essa é a câmera a ser usada. Nos aparelhos mais básicos, ela é bem limitada, então priorize fotos em boas condições de luz ou use a câmera principal com um pequeno zoom para ter uma qualidade maior.

2. FAÇA VÁRIAS FOTOS

 

Depois de aprender o que seu celular é capaz de fazer no quesito câmeras, a segunda dica é FAÇA VÁRIAS FOTOS. A vantagem do smartphone hoje é que você pode errar à vontade sem gastar dinheiro. Ou seja, faça vários registros da mesma cena, mudando ângulos, usando as diversas câmeras do seu smartphone e compare os resultados depois. 

Assim, fica mais fácil entender o que funciona e o que te faz ter mais satisfação em fazer. Depois de feita a seleção das imagens, é só excluir aquelas que você não gostou e não vão mais servir, e liberar espaço para novas práticas. 

A prática é um ponto importante do processo de aprendizado, pois se você não aplica o que aprendeu em situações reais, não vai conseguir extrair o máximo do seu celular quando quiser. 

3. ESTUDE FOTOGRAFIA

 

Assim, chegamos a nossa terceira e última dica de hoje, que é ESTUDE FOTOGRAFIA. A internet ajuda a te conectar com profissionais e conteúdos excelentes e gratuitos, que te ajudam a evoluir mesmo que sua intenção seja apenas ter a fotografia como um hobby, e não uma profissão. 

Como conteúdos gratuitos, podemos listar perfis no instagram, canais no Youtube e sites / blogs especializados. Aqui no site Aprenda com Paulo, que é o meu projeto para ensinar fotografia, você tem acesso a tudo o que posso oferecer em um só lugar: conteúdos ricos em forma de blog para você aprender sobre composição, equipamentos, edição e fotografia como negócio, além de materiais para download como ebooks e contratos.

E se você sentir que precisa se desenvolver mais pois o que encontra no gratuito já é limitado, ou quer aprender do zero com uma metodologia bem fundamentada, sugiro dar uma olhadinha no SMARTPIXELS. O SMARTPIXELS é um treinamento com conteúdos teóricos e práticos que vão te preparar para chegar no melhor resultado com a câmera de qualquer smartphone. Em 8 módulos que partem do básico, você vai aprender a aplicar técnicas de fotografia e edição profissional usando apenas os megapixels, recursos e aplicativos do seu celular.

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para desenvolver a sua fotografia e tirar boas fotos com o seu celular. E se restou dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply