fbpx

A importância do cenário na fotografia é algo que costuma passar despercebido, principalmente para quem está iniciando. Afinal, fotografar significa lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, e o fotógrafo foca em se preocupar com o assunto fotográfico. Como ele é o protagonista da imagem, faz sentido que toda a atenção se concentre em destacá-lo ao máximo.

Mas existe um aspecto que pode acabar com toda a composição se for ignorado: o cenário. Você pode não perceber no momento da foto, mas uma pequena distração pode tirar o foco do espectador de onde ele deveria olhar para algo que foge do seu controle, e modificar totalmente o sentido da sua foto.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância do cenário na fotografia e os cuidados para que ele fique perfeito na composição.

O QUE É O CENÁRIO?

 

Por definição, o cenário é o plano de fundo da sua fotografia. Pode ser algo simples como uma parede branca atrás de uma pessoa, ou complexo como uma floresta que se estende até onde os olhos podem ver.

Ele faz parte de diversos tipos de fotografia e ajuda a criar o contexto para o seu sujeito fotográfico. Por exemplo, na fotografia gastronômica, uma foto fica mais rica quando um cenário é montado em volta do prato que se quer destacar. Na imagem a seguir, a torta parece mais saborosa e convidativa com a adição da xícara de café ao fundo. E o desfoque ajuda a manter a xícara como um elemento que não rouba a atenção da torta.

Torta - cenário na fotografia

A torta por si só já parece apetitosa. Porém, com o cenário composto, ela não apenas nos conquista pela sua aparência, mas pela cena sugestiva que a foto nos entrega. Foto por Dima Valkov / Pexels.

A IMPORTÂNCIA DO CENÁRIO

 

Como mencionado acima, o cenário ajuda a criar um contexto para a sua imagem. Por isso, ele deve aparecer o suficiente para dar suporte ao sujeito fotográfico sem roubar a atenção dele.

Pode parecer algo sem importância a princípio, mas quando você foca demais no sujeito acaba ignorando elementos que vão causar um certo desconforto ao espectador se permanecerem presentes na composição.

No exemplo abaixo, sabemos que o sujeito fotográfico é o homem de uniforme. Mas a quantidade de elementos ao fundo acaba distraindo a sua visão e roubando um pouco da atenção que deveríamos dar para ele.

Distrações - cenário na fotografia

Mesmo que o seu assunto fotográfico chame a atenção, se o cenário for caótico ele vai perder a força de direcionar o olhar do espectador. Foto por Nigel Nyumbu / Pexels.

COMO TRABALHAR O CENÁRIO A SEU FAVOR

 

O princípio básico ao lidar com a composição na imagem é que todos os elementos estejam em equilíbrio. Assim, o que está em destaque deve ficar em destaque e os demais elementos devem auxiliar nesse objetivo.

Além disso, um cenário bem trabalhado te ajuda a evitar trabalho desnecessário na pós produção. Quando você acerta todos os elementos na hora do clique, não precisa se preocupar depois em ficar removendo distrações no Photoshop para garantir o resultado desejado.

Sendo assim, como criar cenários impactantes sem correr o risco de distrair o seu espectador? Basta ter em mente os 2 principios que listarei a seguir.

Mude de posição:

 

Em muitos casos uma simples mudança de posição pode te ajudar a descobrir uma nova visão sobre a sua composição e alterar o cenário a seu favor. Busque sempre balancear os elementos presentes na imagem para que o resultado final seja algo que agrade o olhar e beneficie a importância do sujeito fotográfico.

narrativa - cenário na fotografia

Na foto 1, o plano mais aberto integra o sujeito fotográfico com o cenário. Já na foto 2, se aproximar da modelo faz ela se destacar em relação aos outros elementos. Fotos por Jep Gambardella / Pexels.

Trabalhe a relação entre o primeiro plano e o plano de fundo:

 

É muito comum durante uma sessão fotográfica encontrarmos a posição perfeita para o sujeito fotográfico, mas o cenário ainda assim parecer que não ajuda. Nesse caso, abordar uma perspectiva diferente pode criar a mudança que precisamos para equilibrar as coisas.

Neste exemplo, virar um pouco a câmera na segunda foto mudou a relação entre a estrutura e o cenário, dando mais destaque para ela dentro do quadro da imagem.

 

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite bastante para aprender ainda mais. E se restou dúvidas a respeito do tema, use a seção de comentários e vamos conversar.

Até o próximo conteúdo aqui no Aprenda com Paulo!

Leave a Reply